Total de visualizações de página

CHRYSANTHO MARTINS FILGUEIRAS



Chrysantho Martins Filgueiras, nasceu em São José do Calçado-ES, em 25 de outubro de 1901. Filho do Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras e Maria Martins Filgueiras. Tinha plena convicção de haver se convertido ao Senhor Jesus aos 5 anos de idade, mantendo-se fiel ao Salvador até o final de sua vida.
Quando ainda jovem, participou juntamente com seus irmãos de Escolas Bíblicas promovidas por Mc Nair e Harold St. John  em Conceição de Carangola, Minas Gerais. As Escolas Bíblicas duravam entre três e cinco meses, e sempre com alunos cujo meio de vida era a lavoura, mas ainda assim, o professor Filgueiras, compreendendo a sua importância, enviou três de seus filhos da cidade de uma só vez para estudarem. Os ingleses lecionavam de tal forma que os alunos, em apenas seis meses, conseguiam ler todo o Evangelho de João no original grego.   



Mais tarde o Sr. Chrysantho transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro. A princípio, foi professor particular. Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do então Distrito Federal (Rio de Janeiro) e pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), foi nomeado chefe do setor de publicações do Instituto Nacional do Livro (INL).
Juntamente com E. P. Ellis, Manuel Silva e João de Souza Condinho, foi presbítero na Igreja em São Carlos, e exerceu o presbitério com muita fidelidade por mais de 30 anos.
Com o falecimento do Sr. Percy Ellis, foi redator das "Lições para Escola Dominical" até o final de sua vida.
Escreveu artigos contribuindo para periódicos evangélicos, e por algum tempo, ficou responsável pela distribuição dos livretos “Estudos Bíblicos para uso das Igrejas em Reuniões Semanais”.
Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em em 05 de novembro de 1978. Nunca se casou e nem teve filhos.


E. P. Ellis, Chrysantho, João Condinho e Joaquim Rocha.




Alguns dados foram cedidos por Silas G. Filgueiras

2 comentários:

  1. O dr Crisanto Filgueiras foi uma figura quase legendária do movimento dos irmãos.O pastor Fanine estudou escatologia e outras disciplinas teológicas aos pés de dr Crisanto e Perci Ellis e difundiu a verdade da igreja neotestamentaria e o arrebatamento pre-tribulação na e o retorno pre-milenar de Cristo para a liderança evangelica da maioria das denominações
    Mantevê ótimo relacionamento com outras denominações como o saudoso irmão José Osvaldo que revolucionou a obra missionária em nosso país através da umeas.atenciosamente EliamarVidal da Silva
    que serve ao senhor como obreiro em Guararema,Nova VenéciaES

    ResponderExcluir
  2. o chamado "movimento dos irmãos"foi uma bênção para o chamado leigo comum que se viu livre do domínio clerical que sempre foi muito forte no meio denominacional que equivale as obras dos nicolaitas.Entre os irmãos livres só não desenvolve quem não interessa porque prática o sacerdócio universal dos crentes e não aprova laica tô e sustenta desde 1831as doutrinas mais bíblicas do mundo cristão e permanecem a maioria bibliocentricos e abomina o proselitismo e demonstram paixão pelos perdidos crendo na expiacao ilimitada e se que Deus não tem preferidos e que a nossa eleição não exclui ninguém do direito de buscar a salvação em Cristo.EliamarVidal

    ResponderExcluir