Total de visualizações de página

JAMES McCABE

 


James McCabe nasceu em 12 de abril de 1874, em Keady, uma vila no condado de Armagh, na Irlanda do Norte. Filho de James McCabe e Ellen Thompson McCabe, foi membro de uma assembleia em Dublin.

O ano de 1896 representou um marco para a igreja em Dublin, que de uma só vez, recomendou quatro missionários para o campo, são eles: William James Clifford, George Langran com sua esposa Margaret Langran e James McCabe. Todos foram enviados para a Argentina, desembarcando em Buenos Aires, chegando em Córdoba no dia 10 de novembro, onde fixaram residência. Alugaram uma casa para o casal Langran e um quarto próximo para os Srs. Clifford e McCabe. Dali, por estes obreiros, o serviço missionário foi estendido para Tucumán e Rosário, onde em 1899, foi convertido um padre jesuíta espanhol que atuava no Brasil.

Missionários em Córdoba, Argentina. 1898
A partir da esquerda, em pé: Sr. Bathgate; Sr. James Clifford; Sr. Torre (em visita); Sr. W. Payne e o último não identificado. Sentadas no meio: Sra. Torre; Sra. Payne e Sra. Langran. Sentados no chão: Sr. Langran; Madge Payne e Sr. James McCabe.


Momento precioso na vida do Sr. McCabe foi quando, em abril de 1904, se casou com Mary Emma, que se uniu a ele no serviço missionário. O casal então, foi despertado para o serviço missionário no Brasil, cuja escassez de obreiros era muito grande devido ser o único país no Continente Americano de língua portuguesa, e os missionários britânicos, porém, em sua maioria, se preparavam para os países de língua espanhola.

Em 1904, chegaram ao Brasil, em Recife. Podemos dizer que o Sr. James e Mary Emma McCabe foram os primeiros missionários do movimento dos “irmãos” enviados por uma Missão ao Brasil, considerando que os Srs. McNair e George Howes, que já atuavam no país, nunca se associaram a nenhuma missão.

O casal foi ricamente abençoado com o nascimento da filha Sophie, no dia 30 de dezembro de 1904. Precisou de alguns poucos meses para que a filha brasileira ficasse forte o suficiente, para que em maio do ano seguinte, a família se transferisse para Montevideo, a fim de cobrir a ausência do Sr. Percy Moore, que precisou licenciar-se indo para a Inglaterra.

Em 1908 retornaram ao Brasil, onde o Senhor estava direcionando-os. Desta vez, fixaram residência em Belém, no Pará. Ali, no dia 17 de julho, nasceu o segundo filho do casal. A igreja providenciou um quarto anexo junto ao salão de reunião para que a família pudesse se instalar com mais conforto. O Evangelho estava progredindo lentamente, até que no ano seguinte, a cidade foi duramente castigada pela malária, o que muito afetou o ajuntamento da igreja, incluindo a família, onde o Sr. James ficou por um bom período em estado febril, assim como as crianças, onde o filho mais novo com apenas 1 ano correu sério risco de vida, do qual, muitos pensaram que não escaparia. Ainda assim, no auge dessa epidemia, houve cinco batismos.

Em 1910, a família mudou para Recife, e ali, alugaram uma casa e iniciaram um trabalho num salão com capacidade para 40 pessoas na Rua dos Prazeres, 15. Sendo que, num domingo à noite, a assistência chegou a 60 ouvintes. Dali, o Sr. McCabe estendeu seu ministério para Olinda, e em 1912, foi morar em Alagoas.

Os filhos do casal estavam constantemente doentes, e o casal decidiu que a Srª Mary, juntamente com os filhos, deveria passar um tempo na Inglaterra para se recuperarem. E assim foram para lá em 1913. Sr. McCabe retornou ao Brasil sozinho por um período, e estabeleceu o serviço em Vargem Grande, no Maranhão. Dali, estendeu para Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Sempre provendo trabalhos evangelísticos e implantando pontos de pregação.

Em 1917, Sr. McCabe passa alguns meses no Rio de Janeiro, onde conheceu novos irmãos. Dali estendeu seu serviço evangelístico, através da linha férrea, passando por Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Bemposta. Em 1919, visita Carangola, em Minas, onde leva uma pequena contribuição na Escola Bíblica, promovida por McNair e Harold St. John.

Segunda Escola Bíblica em Conceição de Carangola - Sr. McNair; James McCabe; Harold St John; Ella St. John e o aluno João Francisco de Assis no meio.

Ainda 1919, teve uma passagem por alguns meses pela na cidade de Recreio, Minas Gerais. Ali promoveu um grande trabalho evangelístico, sendo numa reunião ao ar livre, com mais de 200 ouvintes. Em 1920, fixou residência na cidade mineira de Aymorés, onde continuou pregando, evangelizando e batizando também nas cidades próximas, até o ano de 1923.

Naquele ano de 1923, por diversos problemas de saúde na família, Sr. McCabe deixou o campo missionário, e antes de regressar ao Reino Unido, visitou por alguns meses as regiões onde residiu e trabalhou, como Recife e Maceió, até que em 1924 partiu para a Europa em definitivo.

D. Mary Emma partiu para o Senhor em 30 de abril de 1935, em Bath, Inglaterra. Sr. James McCabe, foi chamado à presença do Senhor aos 83 anos de idade, quando estava internado em um hospital de Londres, no dia 23 de outubro de 1957.


Nenhum comentário:

Postar um comentário