William Maxwell, ou Guilherme Maxwell como era mais conhecido pelos brasileiros, nasceu no dia 19 de
dezembro de 1909 no bairro de
Shettlestone, Glasgow, na Escócia. Filho de William e Jessie Maxwell, veio de
uma família simples e foi o terceiro filho de cinco do casal. Juntamente com
seus irmãos, cresceu frequentando as reuniões da igreja local em Shiloh Hall, Glasgow.
Converteu-se ao Senhor Jesus aos doze anos, depois
de ouvir uma mensagem onde o pregador citou o versículo: “o meu Espírito não
agirá para sempre no homem” (Gn. 6:3), e como era a terceira vez que Deus o
convencia do pecado e da necessidade do arrependimento para a conversão, contou
ele, sentiu naquela noite como se fosse o 'agora ou nunca' e se entregou ao
Senhor Jesus como seu Salvador.
Junto com
outros jovens da igreja, fazia pregações ao ar livre no centro de Glasgow.
Em 1936, casou-se com uma amiga de infância, Leila Lymburner Crawford, que passou
a assinar Leila Lymburner Maxwell. Leila nasceu em 23 de dezembro de 1909. Desejosa
pelo serviço missionário, estudou enfermagem com o intuito de aplicar seu
conhecimento na causa do Mestre. Sr. William nesta ocasião era vendedor e logo
montaram sua casa.
Num dia,
o casal firmou o propósito em dedicar-se integralmente à obra missionária, após
Sr. William ouvir de uma irmã anciã que deveria ser mais atuante. Porém, não
muito depois deste propósito firmado, Sr. William foi acometido de uma
tuberculose, muito grave para a época, o que levou o casal a não saber o que
fazer em relação ao chamado para a Obra. Por ocasião desta enfermidade, Sr.
William passou alguns meses sendo tratado na fazenda da família Crawford que
pertencia aos pais de sua esposa.
Após sua
pronta recuperação o casal viu as portas se abrindo novamente. Tinham o desejo
de servir a Deus na América do Sul, a princípio, após ouvirem um relatório
missionário da Argentina, desejaram ir para lá, mas as portas não se abriram. Até
que tomaram conhecimento do trabalho no interior de Minas Gerais, em Ituiutaba,
através do Sr. John Murray que visitara o casal após ter que retornar do Brasil
por ocasião de uma enfermidade. Nesta época, o casal também tomou conhecimento,
através de relatórios, do trabalho do Sr. Edward Hollywell em São Paulo. Foram
tocados, e tiveram grande apoio da igreja em Shiloh Hall.
No dia 25
de março de 1938 partiram da Central Station de Glasgow rumo a Londres, e de
lá, no dia seguinte, em companhia dos missionários Alexander Simpson e Janet Penman Geates, embarcaram no navio Highland Monarch rumo ao Brasil. Ainda
na estação de Glasgow, um grande número de irmãos e irmãs, com muita emoção, foram
se despedir do casal. Desembarcaram em Santos no dia 12 de abril após passar
por Recife e Salvador. Foram recebidos pelos irmãos Edward Hollywell e Frederick Smith em São Paulo, e ali aprendendo
a língua portuguesa.
Em agosto
deste mesmo ano, passou três semanas em Uberaba com o irmão Richard D. Jones,
visitando ainda outras cidades da região. Identificou-se com o trabalho ali e
logo transferiu-se com sua esposa para Ituiutaba. Lá permaneceram até o dia 19 de setembro
de 1939, quando o casal, com sua filhinha, Agnes, mudou para a casa que ele
alugara em São Joaquim da Barra-SP.
Em São
Joaquim da Barra decidiu abrir a porta de sua casa para reuniões semanais aos
domingos, indo de porta em porta convidando os moradores do bairro. A primeira
reunião foi no dia 06 de Outubro de 1939 com 15 visitantes e 22 crianças. Logo
obteve oposição do líder religioso da cidade, que ordenou que os fiéis
rasgassem os folhetos e parassem de frequentar as reuniões.
Em
1950, por ocasião do falecimento do Sr. Alexandre Simpson, com quem havia
trabalhado muitas vezes, sentiu a necessidade de mudar-se então para Uberaba,
devido carência do trabalho do Senhor no
Triângulo Mineiro. Muito pregou em Uberaba e cidades vizinhas, visitando fazendas, muitas vezes na sua
motocicleta. Além das suas pregações e
viagens, ele pregou também através da Rádio, tendo um programa semanal de 15
minutos.
Da esquerda para a direita: Bill Gillespie, Bill Wilson, Leonard Nye, Luiz Soares,
William Maxwell, Dominic Lipsi e Alan Bull
Alguns dados coletados por escritos de Ronald E. Wattterson
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Relatos de oposição ao serviço do Evangelho
Durante os longos anos do seu serviço para Deus,
este servo do Senhor teria de enfrentar muita oposição de várias formas.
Mencionamos apenas alguns exemplos.
Em outubro de 1940, o Sr. Guilherme alugou um
salão em Santana (hoje o nome desta cidade é Ipuã) para pregar o Evangelho ali.
Houve pouco interesse, mas sempre havia algumas pessoas presentes para ouvir. O
padre disse ao povo que os pregadores eram comunistas, e logo seriam presos!
Mais ou menos na mesma época, o Sr. Guilherme
comprou um carro, um Ford 28, e assim podia ir mais longe. Foi levar o
Evangelho para Campina Verde, e Dª Leila e sua filhinha foram também. Chegando
em Campina Verde, a primeira coisa foi reservar um quarto na Pensão. Tendo
feito isto, Dª Leila e a filhinha ficaram descansando enquanto o Sr. Guilherme
saiu para distribuir folhetos. Logo Dª Leila ouviu os foguetes e ficou
assistindo o “show” da janela da Pensão; nem imaginava que era por causa do seu
marido. O padre estava fazendo isto para convocar o povo, e enquanto isto, um
homem, de revolver em punho, seguia o recém-chegado recolhendo todos os
folhetos que haviam sido distribuídos. O Delegado avisou o Sr. Guilherme que
ele não tinha homens nem armas suficientes para garantir a sua vida, e o
aconselhou a sair da cidade antes de escurecer, pois o padre tinha vários
jagunços na cidade. Ele voltou à pensão para buscar a esposa e filha, e com
dificuldade saíram da cidade, pois ninguém queria lhe vender gasolina. Na
saída, também, tiveram de atravessar uma ponte e todos os alunos da escola
foram liberados para irem até a ponte e insultar a família ao passar.
Em São Joaquim, também, além das reuniões em sua
casa, ele pregava nas ruas e na praça. O padre, Frei Eugênio, ficava
irritadíssimo, e espantava as crianças com seu guarda chuva e espalhava água
benta pela rua; não queria que as crianças ouvissem as pregações.
Havia também oposição de outra natureza. Diversas
denominações que professam ser evangélicas também criaram problemas, falando
mal do Sr. Guilherme pessoalmente, ou tentando confundir os recém-convertidos
para levá-los após si. O “pastor” de uma denominação evangélica tradicional em
Guará visitou as pessoas que estavam assistindo as reuniões onde o Sr.
Guilherme estava pregando, e disse que Guilherme logo terminaria como começou
(isto é, sozinho), e tentava persuadir estas pessoas a abandonar as reuniões
para seguir a denominação dele.
Ronaldo Watterson
Agnes Penna Maxwell
Agnes Penna Maxwell
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