Total de visualizações de página

LESLIE MELFEL EVANS

 


          Leslie Melfel Evans nasceu em 25 de fevereiro de 1904, em Betws, uma cidade em Carmarthenshire, no País de Gales. Filho de John Evans e Margaret Jane (neé Jones), foi criado num lar cristão, onde a família pertencia a uma assembleia dos irmãos em sua cidade natal.

                Desde muito jovem, Leslie Evans firmou o compromisso diante do Senhor em servi-Lo e empenhar-se no estudo de Sua Palavra, e com a idade de 18 anos pregava na assembleia local. O jovem Evans tinha uma leve gagueira, e, diante disso, costumava exercitar seu sermão pregando-o para as ovelhas nas colinas galesas.

                Foi talvez nos anos de 1927 ou 1928 que Leslie Evans participou de uma grande conferência missionária em Gales, onde conheceu aquela que seria a sua futura esposa, Daisy May Evans (neé Corbert), onde primeiro a ouviu orar na reunião pela manhã. Daisy nasceu no dia 20 de agosto de 1906 em Guernsey e ali se converteu ao Senhor Jesus com 21 anos de idade na assembleia dos irmãos de Planel. Após aquela conferência, os dois jovens sentiram o impulso para o serviço no exterior.

                Com pensamento no serviço missionário no exterior, Leslie Evans sentiu que deveria orar, pedindo direcionamento e a aprovação do Senhor, mesmo porque, suas experiencias em viagens marítimas sempre lhe causaram fortes enjoos, então ele orou algo assim: "Senhor, se Tu me queres no Campo de Missão, será do Teu agrado me colocar lá". Na manhã seguinte desta oração, seu chefe do escritório onde trabalhava, o chamou, comunicando-lhe que seu trabalho fora encerrado, acusando-o de furtar o dinheiro que havia no caixa do escritório. O irmão Leslie Evans ficou magoado com a injusta acusação da qual era inocente, no entanto, logo se lembrou de sua oração do dia anterior. Então ele foi para casa, e sua mãe lhe deu £30 (trinta libras) com as quais ele reservou uma passagem em um vapor para o Rio de Janeiro. Ele já tinha recebido as bênçãos e recomendação de sua assembleia para tal. Cerca de uma semana depois de comprar sua passagem de navio ele recebeu uma mensagem de seu chefe (na siderúrgica) pedindo-lhe para que pudesse ir vê-lo. Quando o encontrou, seu chefe disse-lhe que descobriram o verdadeiro culpado pelo furto, pedindo-lhe desculpas e rogando-lhe o seu retorno ao trabalho. Leslie Evans então contou-lhe sobre a oração que fizera e a passagem já comprada.

                Foi então que no dia 4 de fevereiro de 1933, Leslie Evans embarcou em Londres, a bordo do navio Highland Princess, rumo ao Rio de Janeiro, deixando temporariamente a noiva na Inglaterra.

                Sr. Evans desembarcou no Rio de Janeiro no dia 20 de fevereiro de 1933. A princípio, ficou hospedado na casa do Sr. Ellis, do qual, muito o ajudou no aprendizado da língua portuguesa. Não demorou muito e o Sr. Evans foi contratado pela empresa Wilson's (uma subsidiária da lloyds Inswance) na Avenida Rio Branco, onde trabalhou por 28 anos.

                Naquele ano de 1933, além do emprego, outra bênção lhe foi proporcionada, foi a chegada de sua noiva Daisy ao Brasil, que ocorreu no dia 4 de setembro, a bordo no navio Highland Chieftain. Se casaram logo no mês seguinte, no dia 26 de outubro.

                Daisy se adaptou rapidamente à língua portuguesa, dominando-a mais rapidamente que o marido, e assim, D. Daisy passou a auxiliar a classe das irmãs da Assembleia à Rua São Carlos, onde o casal dava assistência no início do trabalho no Brasil. Não demorou muito e o irmão Evans passou a ser fluente na nova língua, e assim, contribuiu na pregação do Evangelho e nos estudos bíblicos.

                 Em 1940, o Senhor abençoou o casal com a chegada da filha Rachel, e foi neste período que compraram uma casa à Rua Joaquim de Souza, no bairro Turiaçu. Ali, os irmãos que já se reuniam na região, queriam erguer um templo e contaram com a ajuda do casal recém-chegado. A construção durou cerca de 4 anos até que no dia 30 de julho de 1944, foi inaugurada a Casa de Oração à Rua Conselheiro Galvão, 688.

                O casal Evans se esmerou para que a igreja em Turiaçu formasse obreiros e líderes. A irmã Daisy, conhecedora de música, contribuía tocando o harmônio no cântico congregacional, e dedicou-se em ensinar partituras para vários membros. Assim a igreja cresceu.

                Sr. Leslie Evans, D. Daisy e a filha Rachel, permaneceram no Brasil até o ano de 1961, quando voltaram para o País de Gales. Ali desfrutaram da comunhão com a assembleia em Ammanford e D. Daisy continuou a ensinar às mulheres na Escola Bíblica Dominical.

                Sr. Leslie Evans foi chamado à presença do Senhor em abril de 1988, depois de 5 meses após sofrer um derrame. D. Daisy, depois da morte do marido, foi morar em Godalming, Inglaterra, para ficar mais próxima da família. Ela partiu para o Senhor em 28 de dezembro de 1990.

Sr. e Sra. Evans estão sepultados, juntos, em Llanelli, no País de Gales.

   X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

Sr. Leslie Evans e família


Sr. Harold Cook, D. Daisy e Leslie Evans

Missionários ingleses reunidos para um chá na casa de McNair em Teresópolis-RJ - 1957

Da Esquerda para a direita: Harold H. CookSr. McNair, Leslie Evans, Edward P. Ellis, Miss Savilla, James Cook, Miss Cook e D. Carlota.









Nenhum comentário:

Postar um comentário