Total de visualizações de página

ALBERT CLAYTON


Albert Clayton nasceu em 24 de fevereiro de 1895, na Inglaterra. Casou-se com Edith May. Logo em seguida o casal foi recomendado ao serviço missionário. Desta união, nasceram três filhos: Peter, Mônica e James Clayton.

No início da década de 1920, Albert Clayton e família se uniram ao missionário Eric Harold Barker no serviço de evangelização em Ilhavo, Portugal, em casa alugada, onde trabalharam aproximadamente dois anos em companhia do irmão português Luiz Sapateiro.

O ano de 1925 representa o início de uma nova fase e diferente no ministério do casal Clayton, quando partem do porto de Liverpool, Inglaterra, rumo ao Brasil, a bordo do navio Darro, desembarcando no porto do Rio de Janeiro, juntamente com os dois filhos mais velhos, no dia 06 de maio.

No Brasil, a princípio, o casal Clayton se une ao Sr. McNair no serviço missionário na região da Zona da Mata, entre os estados de Minas e Espírito Santo, mas logo após essa fase de adaptação, fixa residência na região rural de Paty do Alferes, estado do Rio de Janeiro.




Casa de Oração em Sertão dos Coentros - Paty do Alferes


A casa onde os missionários moraram na região rural fica num local chamado Sertão dos Coentros, próxima à Casa de Oração. Ali, à época, não tinha rede elétrica, e o Sr. Clayton construiu um pequeno açude ao represar um rio próximo. Assim, já no fim da década de 1930, a casa dos missionários e a Casa de Oração recebiam energia elétrica gerada por esta pequena usina. Outro feito do Sr. Clayton no local, foi abrir uma rua que dá acesso a parte de cima na região de Sertão dos Coentros, economizando assim, alguns quilômetros em trajeto aos moradores da região e a ele próprio, com sua inesquecível “Land Rover”.

Sr. Olaf Ellis e família em visita ao Sr. Clayton (Ao fundo, o carro Land Rover muito usado no serviço missionário)


A casa da família Clayton era frequentemente visitada por muitos moradores da região que procuravam remédios e auxílio para várias enfermidades, eram remédios homeopáticos que traziam   em certa quantidade da Inglaterra, para atender a demanda que, para este fim, D. Edith ficava a frente no atendimento aos moradores.

D. Edith ao centro da foto e outras irmãs próximas ao açude.


Numa das frequentes viagens da família à Inglaterra, a de 1967 foi marcada pelo falecimento de D. Edith.

            No ano de 1968, o irmão Albert Clayton preparava-se para voltar ao Brasil, onde havia deixado o coração. Dirigia-se ao consulado brasileiro em Glasgow, Escócia, a fim de regularizar os documentos para o seu regresso ao país, quando seu automóvel colidiu, levando nosso irmão a óbito. Sr. Albert Clayton foi promovido à Pátria Celestial aos 73 anos de idade.   

2 comentários:

  1. Amado irmão Sinésio, como foi bom saber um pouco mais da história desse missionário inglês, que pelo que você relatou, esteve uns 40 anos em nosso Estado e ajudou na plantação de várias igrejas na região. Me hospedei nessa casa anos após sua partida quando ela já pertencia ao irmão Adilon (presbítero em Sertão) e sua esposa Catharina. A casa tinha pias e vasos sanitários trazidos da Inglaterra. Esse irmão também deu uma grande contribuição na parte dos hinos e cânticos pois possuía um órgão de pedal portátil, que levava nas reuniões na região. A Deus toda honra e toda glória!

    ResponderExcluir
  2. Linda história, meu me chamo Romulo Rosa, sou neto do Sr.Odilon Rodrigues e Catharina Silva , filho de Alberto Rodrigues que teve o nome em homenagem ao Missionário que compraram o sítio do Sr.Alberto onde resido hoje.
    Por muitos anos minha vó e meu avô fizeram os trabalhos sócias como evangelização e muitas das vezes cuidando de infermidades, minha vó fez 27 partos em casa.Tenho muito orgulho desta história.

    ResponderExcluir