Total de visualizações de página

DONALD RICHARD DE WEESE

 

    


    Donald Richard De Weese nasceu no dia 19 de julho de 1929, na cidade de Grand Haven, Michigan, Estados Unidos. Filho de Dexter De Weese e Emma Klempel, foi criado num lar cristão onde os pais levavam os filhos para as reuniões da igreja. Ali, na Escola Dominical, através de uma amorosa professora, foram plantadas em seu coração as histórias contidas na Palavra de Deus, entretanto, faltava-lhe ainda uma conversão real ao Senhor.

                Quando jovem, alguns amigos de Escola Dominical que estavam estudando do Moody Bible Institut o convidaram para uma casa onde um casal missionário iria promover uma reunião para os jovens. Chegando ali, encontrou um bom número de jovens atraídos pelo caráter da reunião, que cantavam alguns corinhos. Mas, logo na primeira reunião, o casal relatou seu testemunho sobre a satisfação em Cristo Jesus, do qual, fez com que Donald De Weese refletisse: “eles têm alguma coisa que eu não tenho” e logo concluiu: “É o Senhor Jesus Cristo” e naquela reunião, abaixou sua cabeça e orou: “Senhor, me salva!”, e o Senhor o salvou!

                Donald De Weese teve dificuldades no início de sua conversão, alguns conflitos na juventude. Entretanto, achou a paz à medida em que foi encontrando respostas nas Escrituras. Quando concluiu o ensino médio, arrumou um emprego em sua própria cidade e brotou o desejo em seu coração em se matricular no Moody Bible Institut, um tanto por influência de seus amigos e por sua mãe, que chegou a cursar um período por lá. No entanto, tomou conhecimento que em Chicago estava começando uma nova escola e sentiu que o Senhor o estava direcionando para lá. Tratava-se da Escola Bíblia Emaús, do movimento dos irmãos. Estudou ali por três anos. Naquele período, durante o recesso escolar, foi para Grand Haven e conheceu uma moça enfermeira, vinda do Canadá, para trabalhar num abrigo de idosos, Helen Marion Finnie. Dali, além de uma grande amizade, se casaram, e para que De Weese terminasse o último período da Escola Bíblica Emaús, o casal se mudou temporariamente para Chicago. Do fruto do casamento, nasceram três filhos, Donette, Barbara e Mark.

A família em 1957

        O coração do casal De Weese estava voltado para a obra missionária e logo foram reconhecidos pela igreja em Grand Haven, que os recomendou ao serviço em 1955. Em junho daquele ano, embarcaram rumo ao Brasil através do navio "Argentino", desembarcando no porto de Santos no dia 02 de julho de 1955.

                A princípio, a família se instalou na cidade de Santos, e logo dominaram a língua portuguesa. Procuraram estender o Evangelho em outras partes da cidade de Santos onde ainda não havia igrejas locais. Em 1958 davam assistência na igreja em Vila Sorocabana, onde o Sr. De Weese aplicou o curso por correspondência “O Servo de Deus”, além das aulas presenciais às sextas-feiras à noite, muitas vezes com assistência de 100 pessoas. Nesse ano, também, fez algumas visitas, a Bertioga, no litoral paulista, onde obteve bons frutos na pregação do Evangelho.

Donald De Weese (O mais alto de óculos). James Crawford e Robert Moon ao fundo.


                Uma outra característica do serviço do Sr. De Weese, foi a coordenação, por muitos anos, dos cursos bíblicos Emaús em solo brasileiro. Esses cursos por correspondência alcançaram muitas pessoas. Em 1967 eram enviados mensalmente quase 3 mil cursos em toda a América do Sul, e o Sr. De Weese ficou por muitos anos responsável pelo Brasil, de forma que, em 1976, atingiu a marca de 50 mil cursos somente no país. Auxiliou também o serviço na cidade de São Vicente, ajudando à igreja e na construção da Casa de Oração.

Sr. De Weese na coordenação da Escola Bíblica Emaús (Brasil)


                Em 2014, Donald De Weese, aos 85 anos de idade, voltou a morar nos Estados Unidos, e no dia 12 de junho de 2022, foi promovido à presença do Senhor.


São Paulo, encontro da IDE em Outubro de 2014, um pouco antes do irmão Donald De Weese deixar o Brasil em mudança definitiva para sua terra natal, os Estados Unidos.

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

Da esquerda para à direita, sentados: Willian GilesRicardo D. JonesJohn McClelland, Dominc Lipsi, Ronald Distler. Em Pé:  James D. CrawfordDonald De Weese e Floyd Pierce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário