Total de visualizações de página

FRANK SMITH




            Frank Smith nasceu no dia 7 de abril de 1911, em Nothingham, Inglaterra. Foi criado frequentando a Escola Dominical da Igreja Anglicana, e em seu curso primário participou diariamente de  aulas bíblicas onde pode obter um bom conhecimento da Palavra de Deus sem porém ter tido ainda um encontro pessoal com o Salvador.
                Quando serviu às Forças Armadas, atuou a princípio, como Radio Telegrafista numa Base Aérea, porém, depois de propor a troca com um amigo que recebera ordens para servir num porta aviões e que muito tinha horror aos mares, foi para lá com o aceite dos superiores. Passou dois anos no Porta Aviões. Lá, através de um ex-missionário que trabalhara na Índia, pelo seu trabalho entre os soldados e aviadores, chegou aos pés do Salvador. Este ex-missionário, também,  sempre falava da necessidade de obreiros nos países sem Cristo.
                Em 1935, em companhia de outro jovem, dedicou-se a pregar o Evangelho ao Ar Livre numa região onde era conhecido, ainda sem apoio fixo de uma igreja ou missão, até que através de um irmão que havia estado no Norte de Portugal, manteve contato com o irmão Viriato Sobral que o convidou para juntar-se em casa dos seus pais em Souto da Branca.
                Chegou a Portugal em maio de 1936, onde por 9 meses esteve com o irmão Viriato aprendendo a língua portuguesa e acompanhando-o em Palhal, Senhorinha, Ílhavo e Albergaria a Velha onde já havia um grupo de crentes.
                Casou-se em 1937 com Dorothy, também vinda da Inglaterra, e foram morar em Estarreja onde abriram um salão para pregação do Evangelho, sob muita perseguição.
                Após aceitarem o convite do irmão João Opie, mudaram para Coimbra em março de 1939. Lá, reuniram com um pequeno grupo numa sala no primeiro andar na Rua Sargento-Mor e não muito depois passaram estes irmãos a reunir na Avenida Sá da Bandeira. Os primeiros meses foram muito difíceis, mas o Senhor começou a trabalhar nos corações, e o número do salvos cresceu muito.
                Nesta época eram anos de ditadura e guerra e não eram permitidas reuniões ao Ar Livre, desta forma, para evangelizar, os irmãos tiveram de abrir salas de reunião em várias áreas da cidade. Em Outubro de 1941 abriram uma sala de reuniões em Casal de Ferrão (Estação Velha) e em Julho de 1944 uma outra no Calhabé. Em Dezembro de 1945 foi aberta uma casa para reuniões em Taveiro. Em Fevereiro de 1946 principiaram cultos em S. João do Campo, onde o padre mandou tocar o sino a rebate, e a casa foi apedrejada. Teve de intervir a Guarda Republicana.
                Sua esposa Dorothy partiu para o Senhor em 1985, e o irmão Frank Smith contraiu segundo casamento, tendo como esposa Beatriz Brás Smith. 


                O irmão Frank Smith teve sempre um abençoado ministério, sendo sempre um exemplo de humildade e mansidão. Por seu intermédio muitas almas se converteram e foram salvas e inúmeros crentes foram edificados durante os 64 anos de vida cristã. Cooperou grandemente com as publicações: “Alimento Espiritual” e “Vida Abundante”, editadas em Portugal.


Capa da Revista "Alimento Espiritual" de 1949



                Frank Smith foi chamado à glória celestial no dia 12 de Dezembro de 2003. 


Alguns dados foram extraídos do site irmaos.net

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X


"Desce!" É o nome do artigo a seguir de autoria do irmão Frank Smith, publicado na revista Alimento Espiritual, Volume 7 de Fevereiro e Março de 1949. (Digitalizações cedidas gentilmente pelo irmão Marcos Gago Otero de Galiza, Espanha)



2 comentários:

  1. Sendo eu de Estarreja fiquei muito comovido e grato ao Senhor por saber que Deus usou o irmão Frank para iniciar este trabalho do qual eu sou um dos frutos. E Ele toda a glória

    ResponderExcluir