Total de visualizações de página

HERBERT SOMERS DALLING

 


                    Herbert Somers Dalling nasceu em 28 de junho de 1909, em Mumbles, um vilarejo na extremidade ocidental da Baía de Swansea, no País de Gales. Seus pais são Herbert Edwin Dalling e Elizabeth Mary Dalling.

                Herbert Dalling nasceu num lar cristão e se converteu em 1924, aos 15 anos de idade. Deus lhe providenciou uma companheira, Eileen Blanche Baker, com quem se casou no ano de 1933. O Senhor tinha planos para a vida do casal para a consecução de Sua vontade, e deu a eles a visão missionária. Após orações e preparo, o casal foi recomendado ao serviço missionário pela assembleia de Penarth, no País de Gales. No dia 01 de abril de 1936, deixaram o Reino Unido rumo a Granada, na Ilha de Barbados na América Central.

                Em Granada, Sr. e Srª Dalling se uniram a assembleia de Gouyave, onde puderam auxiliar, além da evangelização, os estudos de Escola Domincal, cuja assistência contava com aproximadamente 200 alunos. O salão constantemente enchia aos domingos e a igreja recebia um bom número de visitantes. As coisas estavam indo bem com a igreja em Gouyave, e isso pôde ter influenciado ao casal a pensar em trabalhar num campo mais carente, e logo foram despertados para o serviço missionário na Amazônia, Brasil.

                Em 1937, fixaram residência no Pará, onde recebiam correspondências, entretanto, o objetivo do casal missionário era atuar na região amazônica, onde encontrariam dificuldades no recebimento de cartas, pois não estariam num lugar fixo. Em outubro foram para Manaus, passando por Santarém, Óbidos, Parintins e outras cidades, onde tiveram muitas oportunidades de praticar o idioma e viver entre os brasileiros. De Manaus, seguiram o curso do rio que se estendia ao longo do Rio Solimões, Purus, até chegarem no Acre, sempre com oportunidades em testemunhar entre os povos ribeirinhos e indígenas. No entanto, havia riscos em aldeias com alguns indígenas que eram hostis. Numa aldeia onde estavam próximo a Purus, índios tinham recentemente atacado um casal e seus filhos, porém, o Senhor guardou o casal Dalling.

O casal Dalling em 1939

                As viagens eram longas e cansativas. À época, não era possível prosseguir viagem à noite e tinham que parar ao entardecer no ponto onde estivessem. O risco de doenças transmitidas por insetos era muito grande, e os missionários ficavam boa parte do tempo protegidos em tela mosquiteira. Havia também os atrasos ocasionados pelo nível da água, cujas embarcações, muitas vezes tinham que esperar o nível do rio subir para prosseguir viagem. Mas para cada situação, o Senhor tinha um propósito, pois numa dessas paradas por causa do nível do rio, atracaram próximos a uma aldeia ribeirinha por um período de seis dias, onde tiveram oportunidade de avançar na propagação do Evangelho, ora a pé, ora através de mulas, alcançando famílias que moravam nas redondezas mata adentro, ouvindo relatos que eles foram os primeiros missionários a entrar naquela parte do rio. O casal permaneceu no Acre por três semanas e em seguida, voltou ao Pará.

                No Pará, o casal de missionários trabalhou arduamente por 12 anos, visitando hospitais, distribuindo tratados, propagando o Evangelho e auxiliando as igrejas na região. No início da década de 1940, o casal de missionários foi abençoado com dois filhos brasileiros, Paul Edwin e Mary Eileen.

                Em 1951, após uma temporada na Inglaterra, Sr. Herbert Dalling e família mudaram para a cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Alugaram um apartamento e deram assistência à igreja local. Permaneceram em Piracicaba até o ano de 1954, quando a família deixou o Brasil em definitivo e se mudou para Portugal.

                Herbert Somers Dalling foi chamado à presença do Senhor em março de 1998, em Cardiff, no País de Gales, sua terra natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário