Total de visualizações de página

DAVID GLASS


 

            David Glass nasceu no dia 20 de novembro de 1912, em Ventnor, na ilha Wight, Inglaterra. Filho de Frederick Charles Glass e Dorothy Claxton Glass, teve seis irmãos. Sempre manteve grande relacionamento com os brasileiros devido ao grande trabalho de colportagem realizado pelo seu pai no vasto território do Brasil.

                Aos seis meses de idade, em 1913, teve um grande livramento quando, ao desembarcar de um navio no Rio de Janeiro, escapuliu dos braços de uma mulher que o segurava e caiu no mar, mas os marinheiros que estavam no porto o socorreram a tempo.

                Sempre acompanhando de perto o profícuo trabalho evangelístico realizado pelo seu pai, David Glass também se interessou por missões, e logo se tornou missionário atuando pelo nordeste brasileiro.

                Por volta do ano de 1944, o Sr. McNair decidiu doar a Casa Editora Evangélica em Teresópolis para a UESA (União Evangélica Sul-americana), esta então, encarregou o Sr. David Glass como diretor. Em seu período à frente da Casa Editora, alguns livros tiveram destaque, como “Aventuras com a Bíblia no Brasil”, que foi a primeira edição na língua portuguesa, cuja história conta o trabalho de colportagem de seu pai pelo extenso território brasileiro, cuja versão inglesa em 1926 se popularizou por todo o Reino Unido. Outras obras como “Luz Diária” e “Redemoinhos do Sul” vieram a lume nesse período. Colaborou também com a tradução para a língua portuguesa do belíssimo hino “Isto eu sei”. (Hinos e Cânticos 603).

Prefácio do Livro de Frederick C. Glass - Aventuras com a Bíblia no Brasil - Em Português pela Casa Editora

                O ano de 1951 ficou marcado na vida de D. Glass quando no mês de novembro se casou com Dora Cesar Mafra, filha do pastor Agenor Mafra, que passou a assinar Dora Cesar Mafra Glass. Dessa união, nasceram três filhos, Charles, Doroth e Philip.

                Foi também por volta de 1951 que Glass fundou, na Rua da Constituição, próxima à Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, a primeira livraria evangélica do país.

Rio de Janeiro, maio de 1960. Por ocasião da despedida do Sr. Anglin, em sua passagem pelo Rio de Janeiro antes do embarque para a Inglaterra. Sr. Arthur viajou com ele em companhia a bordo do navio Amazon.  Irmãos da esquerda para a direita: Sr. mackins (suiço); William Arthur WoodKenneth JonesLeslie Melfel Evans; William Anglin (Sentado); Olaf EllisEdward Percy Ellis; David Glass; Louis Palmer; Harold Henry Cook. Irmãs da esquerda para a direita: Sra. Mackis; Daisy Evans; Millicent Palmer (Mimi); Elizabeth Hunter Ellis; Dora Glass; (As duas da direita não identificadas). Crianças: (Os três meninos da esquerda não identificados); no colo da Mimi, Valerie Ellis; e as crianças da direitasão os filhos do casal Glass; Charles no chão; Doroth no colo da mãe Dora e Philip no outro colo. 


                O ano de 1964 foi marcado por outro livramento semelhante ao de sua infância, quando aos 52 anos de idade, o navio que o levava a Buenos Aires naufragou durante uma noite escura e gelada no Rio da Prata. Depois de cinco horas agarrado a uns pedaços de madeira, foi recolhido por um barco salva-vidas.

                Dentre as contribuições de David Glass para a literatura cristã brasileira, destacamos a Câmara de Literatura Evangélica do Brasil (CLEB), que ajudou a fundar em 1967, da qual tornou-se o presidente. Ele organizou a CLEB em características semelhantes a Christian Booksellers, órgão de literatura cristã americana.

David Glass, Presidente (à esquerda) e David Hostetler, Secretário Geral da CLEB. 1967


                Por volta de 1983, Sr. D. Glass se aposentou e mudou para a Inglaterra. No início da década de 1990, após alguns exames, foi diagnosticado um câncer, do qual, teve que se submeter a uma cirurgia para a retirada do estômago. Sr. Glass foi promovido a Santa Presença do Senhor no dia 10 de março de 2006, aos 93 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário