Total de visualizações de página

LEQ - LAR EVANGÉLICO DE QUEIMADOS




                As primeiras articulações para a criação de um Lar para assistências aos idosos surgiram em 1959, quando um grupo de irmãos se reuniram na casa dos irmãos Antonio Gomes e Noemia Mendes, em seguida, mais irmãos aderiram a esta ideia participando de novas reuniões. A partir daí, a irmã Noemia Mendes Gomes procurou buscar apoio da Igreja em Mesquita, da qual era membro.
                Com a sugestão sendo amadurecida, começaram a aderir irmãos de outras igrejas. Foi então, que se passou a contar com a participação de irmãos de Turiaçu, Barreira do Vasco, Olaria, Nilópolis e outros que foram convidados para a primeira reunião que se realizou no dia 28 de maio de 1960, na Casa de Oração da Igreja que se reúne na Av. União, 1089, Mesquita.
                Somente numa segunda reunião, em 26 de junho do mesmo ano, foi eleita, provisoriamente, uma diretoria.
                Nestas reuniões, e as demais sucedidas, tratavam de um projeto para a construção de um abrigo para o recolhimento de pessoas idosas, levando em consideração, aqueles idosos cujos familiares não tivessem condições de lhes darem um cuidado digno para a continuação dos seus dias.
                Quanto ao local ideal para a construção do tão esperado abrigo, foram apresentadas algumas sugestões, surgindo inclusive um oferecimento por parte da Prefeitura de Nova Iguaçu.
                Com as orações incessantes dos irmãos, abriu-se uma porta, quando houve um oferecimento de uma área, no distrito de Queimados, pelo irmão José Maria Soares Mateus, e que foi aceito pelos irmãos.
                A partir de então, várias campanhas e providências foram tomadas pelos irmãos, com a finalidade de transformar aquilo que até então era apenas um projeto, em realidade. Assim sendo, no dia 1º de Maio de 1963 foi lançada a “pedra fundamental” para a construção do tão esperado lugar de repouso para os nossos irmãos idosos.
                No dia 1º de Maio de 1964, as igrejas foram convidadas para conhecerem o local escolhido. Neste dia houve um grande número de irmãos e a quantidade de ônibus fretados era expressiva. Havia também um grande número de “barracas”, cujas arrecadações eram revertidas em benefício das construções que deveriam ser erguidas naquele local. Daí por diante, 1º de maio e 15 de novembro, passaram a ser datas sempre lembradas para o encontro dos irmãos em Queimados.
                Foi então, no dia 1º de Maio de 1967, foi inaugurado o primeiro pavimento, com os primeiros internos. Muitos irmãos deixaram naquela construção o seu suor que perderam na escavação; muitas vezes deixando seus familiares nas primeiras horas das manhãs dos sábados, domingos e feriados.
                Marcador de Bíblia comemorativo à inauguração

              O nome inicial era AEPAVO – “ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA DE PROTEÇÃO E AMPARO A VELHOS E ÓRFÃOS” . Em abril de 1971, houve uma sugestão para a troca no nome do abrigo, para “Lar Evangélico”, por ser um nome mais aconchegante, e também, o mais adequado para o tratamento oferecido aos irmãos internos, porém, a sigla “AEPAVO”, só deixou de existir por ocasião da fusão do “Lar Evangélico” com a União Missionária de Evangelização e Assistência Social - “UMEAS”, que ocorreu em agosto de 1972. A partir daí, o Abrigo passou a ser chamado de “Lar Evangélico de Queimados” ou simplesmente “LEQ”.



 Encontro em 1º de maio de 2014

                Hoje o terreno conta também com a construção do auditório da UMEAS e um prédio para acomodações de missionários e acampamentos.  



Os atuais administradores do LEQ - Antonio e Terezinha Florentino que contam com a ajuda dos seus filhos Marcio e Adolfo há quase 40 anos.




A maioria do texto foi extraído da revista do cinquentenário da UMEAS



x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x




Antigo adesivo para arrecadação ao abrigo


                                                    Antigo certificado de contribuição



Boletim de 1986 - Com relação dos internos à época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário