Total de visualizações de página

LEONARD KITCHENER NYE


                Leonard Kitchener Nye nasceu no dia 29 de junho de 1915, em Cambridge, Inglaterra. Filho de Herbert Alfred Nye e Edith Nye, foi criado num lar cristão. Leonard era o filho mais novo dentre os 8 filhos do casal. Seu pai era motorista de ônibus em Cambridge e foi chamado para servir como soldado ao exército britânico na Primeira Guerra Mundial, tendo que deixar a esposa e seus oito filhos a sós para o cumprimento do dever. Leonard Nye perdeu seu pai aos 9 anos de idade, 5 anos depois do fim da guerra.

                Leonard cresceu no convívio da igreja em Cambridge, e logo depois de conhecer o amor de Cristo tornou-se um bom pregador itinerante e o Senhor concedeu-lhe a visão missionária, até que em 1939 foi recomendado pela igreja. Nessa época ele tinha uma noiva, Amanda Irene Hale, que era enfermeira e tinha a mesma visão missionária. Sr. Leonard deixou a Inglaterra sozinho no dia 4 de dezembro de 1939 através do porto de Londres, embarcando no navio Highland Brigade rumo ao Brasil. Foi um momento de uma breve despedida, pois sua noiva, que permaneceu na Inglaterra, também foi recomendada para o serviço missionário brasileiro pelas assembleias de Stratford e Plaistow.

Sr. Leonard Nye em 1939.

                Sr. Nye desembarcou no porto de Santos no dia 27 de dezembro de 1939, e logo se dirigiu para Uberaba onde ficou hospedado na casa da família Jones, aprendendo ali a língua portuguesa. Nos momentos de folga desse período de adaptação e aprendizado, ele visitava a casa da família Simpson, e foi em companhia do Sr.Alexander Simpson que ele visitou algumas vezes a cidade de Sacramento para distribuição de literatura e fazer reuniões em casas particulares.

                Momento feliz ocorreu no dia 4 de agosto de 1940, quando Leonard Nye foi ao porto de Santos recepcionar sua noiva Irene que se tornou sua companheira por toda a vida. Se casaram em dezembro daquele ano, e desta união, nasceram 4 filhos: Dorothy, Miriam, Arthur e Rosemary.

D. Irene em 1940

                No início, o casal iniciou um trabalho em Alto de Abadia, um bairro de Uberaba, e em junho de 1941, mudaram para o município de Conceição de Alagoas, onde abriram uma escola primária. Essa escola muito contribuiu para a educação das crianças, preparando cidadãos brasileiros e por esse meio, muitos entraram para a Escola dominical. Em 1942 registrou-se 40 crianças, e em 1943, 90 crianças dos 5 aos 17 anos. Houve conversões e uma igreja formada em Conceição de Alagoas, porém, a maioria destes crentes mudaram para outras localidades.

                Por volta de 1951, o casal Nye se mudou para Sacramento, e no ano seguinte, receberam a preciosa ajuda do Sr. William Giles, que foi morar com eles. A garagem da casa deles se tornou em uma Casa de Oração e assim o trabalho que até então havia sido esporádico, tornou-se mais permanente. Já havia uma família de crentes morando na cidade e assim iniciaram o Partir do Pão. Os Srs. Leonard Nye e W. Giles visitavam frequentemente os lugares de Quenta Sol, Delfinópolis, Córrego do Engano, Guará, São Joaquim e Conceição do Alagoas com seu Jeep equipado com alto falantes. Visitaram também a localidade chamada Babilônia, que à época só poderia ser alcançada a cavalo atravessando a serra da Canastra.

Reunião do Partir do Pão, Sr. Leonard Nye sentado ao fundo.


                Quando o casal Nye se mudou para Sacramento em 1951, compraram uns 125 hectares de terras, utilizando 550 libras esterlinas alocadas para este fim. Ali pretenderam construir uma Lar para abrigar crianças necessitadas. Em 1956, o casal acolheu em sua casa um casal de crianças, então com seis e quatro anos de idade e logo depois outros meninos; uns recém-nascidos, outros com poucos meses de idade, enchendo assim os quartos com bercinhos. A família cresceu de tal forma que ao alcançar 38 crianças se tornou necessária a ampliação das acomodações e, lentamente construíram a casa na chácara.

Orfanato em construção - Sacramento-MG

                Em 1961, a convite do Sr. Leonard Nye, D. Christina foi para Sacramento a fim de ajudá-los. Já em 1963, receberam a ajuda da irmã Mary D. Meek que posteriormente se mudou para Carangola. As crianças, outrora nos berços, foram crescendo, e não havia na cidade de Sacramento condições de emprego para os meninos, e assim, o orfanato foi aos poucos criando seus próprios recursos. Tinham as lavouras com culturas de milho, café abacaxi e hortaliças, dispensando assim, uma mesa farta de verduras, milho verde e frutas. Havia pastagens para o gado que produzia leite para o consumo e uma criação de porcos dando carne e banha. Assim, sob a direção do Sr. Olegário Teodoro, um infatigável cooperador, os meninos foram aprendendo um ofício e auxiliando na manutenção, e aos poucos, foi se formando o abrigo que passou a se chamar “Vila Alexander Simpson”.


                Mais tarde alugaram máquinas para uma marcenaria para a produção de trabalhos manuais e depois de algum tempo, compraram a oficina montada. A Prefeitura doou uma área de 15 mil metros quadrados para a construção da fábrica e abriram uma loja no Centro da cidade para a revenda dos móveis. No ano de 1975, a Vila contava com quase 70 meninos.

William Giles, Leonard Nye, Irene Nye e D. Christina McSorley, incansáveis trabalhadores.

                Senhor Leonard Nye foi promovido à Santa presença do Senhor em 1977, e somente a eternidade poderá revelar a real dimensão do profícuo trabalho do casal Nye em solo brasileiro. Hoje no município de Sacramento há o “Abrigo Doce Lar da Criança Irene Nye”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário