Total de visualizações de página

HENRY MORTON WILSON

 


                Henry Morton Wilson nasceu no dia 4 de junho de 1929 num lugarejo chamado Dernasigh, na Irlanda do Norte. Filho de Joseph Wilson e Mary Jane Wilson, Henry foi o mais novo de cinco irmãos. Sua família pertencia a uma tradicional congregação protestante e assistiam as reuniões regularmente. Seus pais possuíam uma pequena propriedade rural típica do interior da Irlanda do Norte.

                Durante os anos da sua juventude, viveu uma vida correta e moral, crendo que isso e sua associação religiosa bastavam para lhe garantir o seu bem-estar eterno. Nunca ouviu o fato de que era pecador aos olhos de Deus e que por isso estava em perigo do juízo eterno. Esses fatos lhe foram ensinados por pregadores que vieram à sua vizinhança e realizaram reuniões simples do Evangelho, expondo as verdades sobre a ruína do homem, o Remédio de Deus, e a responsabilidade do indivíduo. Foi numa dessas reuniões, no dia 1 de março de 1945 , aos 15 anos de idade que, reconheceu que estava perdido, condenado aos olhos de Deus, mas se havia alguma esperança essa estava em Cristo. De uma maneira simples, sentado no banco daquela peça simples onde a reunião se realizava, aceitou o grande fato que “Cristo morreu por nossos pecados”. Se morreu, castigado por Deus em meu lugar, eu estou livre do castigo que mereço.

A partir daquela ocasião começou a ler regularmente a Bíblia. Tomou interesse em estudá-la e procurar a companhia de pessoas que também tinham a certeza da salvação. Teve a convicção de que deveria deixar aquela organização religiosa com “nome de que vive, mas estás morto” Apocalipse 3:1. Passou a se reunir com um pequeno grupo de crentes, unicamente ao Nome do Senhor Jesus Cristo. Depois de batizado e recebido na comunhão dessa igreja local, passou a ajudar nas atividades dessa igreja e no trabalho Evangelístico na região.

Durante esses anos, já trabalhando no comércio, na cidade de Armagh, e depois na cidade de Strabane, veio-lhe as mãos um livro com o título “Aventuras Com a Bíblia no Brasil”, de autoria de Frederick Glass. Esse livrou despertou seu interesse pela obra do Evangelho no Brasil. Essa convicção perante Deus cresceu e culminou em sua recomendação à obra de Deus por parte de quatro igrejas locais com quem tinha comunhão e participação em suas atividades.


Carta de recomendação ao serviço missionário em solo brasileiro, emitida pela assembleia de Strabane, e assinada pelas demais assembleias no dia 14 de dezembro de 1951.


No dia 15 de fevereiro 1952, na manhã em que na Abadia de Westminster, Londres, iniciavam-se os atos fúnebres do rei George VI, um rapaz de 22 anos embarcou no porto de Newport, País de Gales, num navio de carga chamado Potaro, rumo ao Brasil, onde por mais de 70 anos tem servido a um Rei cujo reinado nunca terá fim! Também o seu serviço nunca se encerrará - “ … e os seus servos O servirão. E verão o Seu rosto, e na sua testa estará o Seu Nome” Apocalipse 22:3-4. Que futuro glorioso!

Desembarcou no porto do Rio de Janeiro no dia 3 de março e ficou hospedado alguns dias na casa do irmão George Orr, que na ocasião residia em Niterói. Em seguida, tomou uma embarcação rumo a Porto Alegre, onde no porto foi recebido pelo irmão JohnMcCann, com quem mantinha correspondência e havia chegado no Rio Grande do Sul dois anos antes. Foi nessa ocasião que se encontraram pela primeira vez.

Residiram em Caxias do Sul por um período de um ano e meio e logo em seguida, se mudaram para a cidade de Osório, uma pequena cidade próxima ao litoral, e onde os primeiros contatos se mostraram favoráveis ao Evangelho e algumas pessoas se confessaram salvas. Em 1957 o Sr Henrique, como era conhecido no Brasil, retornou para a Irlanda para um período de um ano. Nesse meio tempo, no dia 14 de maio de 1958, casou-se com uma jovem enfermeira, Elizabeth Mary McKinley.

Juntamente com sua esposa, retornou ao Brasil desembarcando no porto de Santos no dia 7 de julho, dessa vez, com a família Curran, que pisava pela primeira vez em solo brasileiro.

O casal Wilson em 1960, com seu primeiro filho.


Fixaram residência em Porto Alegre, Fazendo contatos com pessoas durante a distribuição de literatura evangelística, venda de Bíblias, e realização de séries de pregação Evangelho em salas alugadas. Pessoas se interessaram pela mensagem, algumas foram salvas, e no início da década de 60 uma igreja local foi estabelecida na cidade. Outras igrejas foram estabelecidas ao longo dos anos. Outros obreiros se juntaram ao trabalho no Rio Grande de Sul. Esse trabalho já se entendeu ao Estado vizinho de Santa Catarina onde crentes no RS possuíam parentes e amigos. Conferências anuais se realizam em comunhão com várias igrejas locais em Porto Alegre e no interior do Estado. Nessas ocasiões costuma-se fazer um estudo Bíblico na parte da manhã, ensino da Palavra de tarde, e no fim, encerrando o dia, a pregação do Evangelho. A conferência em Osório, realizada sempre no dia 2 de novembro, já reuniu aproximadamente 500 pessoas entre crentes, amigos e familiares não salvos. Em Porto Alegre reuniram-se na conferência de 6ª feira santa mais de 600 pessoas para ouvir o Evangelho. Muitos são familiares de crentes que já partiram para a glória. “Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. “ Salmo 126:3

Sr. Wilson consultando uma planta.


O casal teve 8 filhos. Dois faleceram na infância. Os seis remanescentes são casados; dois vivem em Porto Alegre, três na Irlanda do Norte, e uma na Venezuela, casada com Samuel Ussher, obreiro naquele país. Sr. Wilson foi promovido à Presença do Senhor no dia 13 de agosto de 2023.

Henry (Henrique) e Elizabeth Wilson

A família

X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X.X

Mensagem do Sr. Wilson de 01 de março de 2021, por ocasião dos 76 anos de seu novo nascimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário