Total de visualizações de página

JAMES DICKIE CRAWFORD

 



                James Dickie Crawford nasceu no dia 27 de outubro de 1924, na fazenda que pertencia a família em Glendaruel, na Escócia. Filho de Robert e Agnes Crawford, foi criado num lar cristão.

                Por volta de 1930 a família se mudou para uma outra fazenda perto de Glasgow, onde James Crawford foi criado e passou sua juventude. A Casa de Oração ficava uns 7km de sua residência, mas ainda assim, ao longo de sua criação, passou pelas várias classes da Escola Dominical onde decorou muitos textos bíblicos. No entanto, faltava-lhe uma real decisão junto ao Salvador Jesus Cristo. Foi então aos 13 anos de idade, numa reunião na casa de sua irmã, que enfim, James Crawford foi salvo encontrando seu Salvador.

                Após terminar seus estudos, aos 15 anos de idade, foi ajudar seu pai trabalhando na fazenda, local que acolheu, alguns anos antes, o irmão WilliamMaxwell, esposo de sua irmã Leila, quando precisou de tratamento por causa de uma tuberculose. Não muito tempo depois quando o jovem James foi ajudar seu pai na fazenda, começou a Segunda Guerra. Enfrentaram muitas dificuldades, pois havia racionamento de tudo, inclusive de alimentos, vestimentas e constantes falta de energia. Apesar das muitas restrições, a família perseverou indo às reuniões sempre aos domingos, quartas e sábados. Tais dificuldades e apertos por causa da Guerra (que duraram 6 anos), serviram de preparativo para o serviço missionário, contou o Sr. Crawford anos depois.

                Naquele período ele foi batizado e começou cooperando com os trabalhos entre as crianças, serviço que sempre gostou de fazer. O irmão John Donaldson, da cidade de Burbank, que frequentemente visitava a igreja local, costumava levar o jovem Crawford para as reuniões de crianças em vários lugares, e isto fez com que fosse adquirindo experiência e aprendizado no lidar com as crianças. Logo em seguida, foi incentivado pelos irmãos da igreja a fazer os estudos da Escola Bíblica Emaús, onde tiveram muito proveito.

                Havia na igreja local uma moça chamada Jenny Allan, que após os seus estudos, começou a trabalhar em um escritório como secretária de uma companhia marítima em Glasgow, onde continuou até 1946. Naquele período ela começou a tocar o órgão na igreja, além de outras tarefas. Juntamente com o Sr. James Crawford e um jovem casal da igreja, visitavam mensalmente, aos domingos, um grande hospital em Glasgow, onde receberam permissão para entrar nos quartos para cantar hinos, orar e distribuir folhetos.

Sr. James Crawford no início da década de 1950


                Depois da Guerra, em 1946, os jovens da igreja assistiram uma reunião em Glasgow, cujo assunto foi a superioridade em tudo de Jesus Cristo e o desafio de Romanos 12.1. O pregador foi o irmão Archie Naismith, missionário escocês na Índia. James Crawford e Jenny aceitaram o desafio e Jenny começou um curso de enfermagem que durou cinco anos, preparando-se melhor para o serviço missionário. Com o falecimento do Sr. Alexsander Simpson em 1950, sentiram-se desafiados em preencher a lacuna deixada por ele no Brasil.

                James e Jenny se casaram em dezembro de 1951, e logo foram recomendados ao serviço missionário pela igreja Newton Mearns, Escócia. No dia 5 de abril de 1952 deixaram o Reino Unido através do navio Alcantara com destino ao Brasil, desembarcando no porto de Santos no dia 20 de abril daquele ano. Foram recebidos pelo casal William Maxwell e Leila, sua irmã, que já trabalhava no Brasil.

Famílias Crawford e Maxwell


                Após o período de adaptação da cultura e o aprendizado da língua portuguesa, o casal Crawford, por sugestão do Sr. William e Leila Maxwell, se estabeleceu em São Joaquim da Barra-SP, onde os filhos foram criados.

                Sr. James Crawford viajou visitando as igrejas na região, auxiliando o trabalho local, pregando e ensinando. Tão valoroso foi o trabalho, que o serviço de cooperação com as igrejas se estendeu para várias regiões do país. Nosso irmão manteve por um bom tempo um programa semanal radiofônico, “A Voz do Evangelho”.

James Crawford no estúdio em São Joaquim da Barra-SP

                Nossos irmãos também cooperaram por muitos anos nas publicações do periódico “A Senda do Cristão”, Dona Jenny, com muita dedicação e amor, organizava as correspondências com seu eficiente trabalho na secretaria do periódico. Muito contribuíram com a comissão revisora do hinário “Hinos e Cânticos”, cuja edição com partitura teve a valorosa contribuição da irmã Jenny, que com seu conhecimento musical, fez, manualmente, a revisão do hinário com música, elaborando o formato das partituras nos moldes das recentes edições.


                

Nossa irmã Jenny, após um período de enfermidade, foi promovida à presença do Senhor no dia 8 de março de 2012. Nosso irmão James Crawford permaneceu firme e atuante no serviço, mesmo com a idade avançada, foi um valente no meio da peleja. Nosso irmão foi recolhido pelo Senhor no dia 6 de julho de 2020, aos 95 de idade. Louvado seja o Senhor pelo exemplo e testemunho de nossos irmãos!


James Crawford, Luiz Soares e William Maxwell


Encontro da IDE em 2014 - Vila Clementino-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário