Total de visualizações de página

JOHN McCANN


 

                John McCann nasceu no dia 15 de junho de 1914, em Lurgan, na Irlanda do Norte. Filho de Thomas e Lilian McCann, foi criado num lar cristão. John perdeu seu pai quando tinha 15 anos de idade, porém, o Senhor tinha planos na vida dele, e o salvou no dia 26 de fevereiro de 1932, aos 17 anos de idade.

                Desde sua conversão, John teve um profundo interesse nas Escrituras e mais tarde ele foi batizado e recebido na comunhão da igreja em Kilmore. Esforçou-se para ajudar em todas as atividades da igreja, aguardando por saber o que o Senhor queria que fosse feito por Ele. Alguns anos depois John ouviu relatórios missionários sobre o Brasil através do irmão William Maxwell, e suas palavras tocaram seu coração e convenceram-no que o Senhor estava chamando-o para aquele País.  até que em 1947 a igreja o recomendou para o serviço missionário no Brasil.

                No dia 10 de março de 1948, juntamente com as famílias missionárias Jones e King, que já trabalhavam no Brasil, deixou o Reino Unido através do porto de Southampton, embarcando no navio ANDES, desembarcando no porto de Santos no dia 23 de março daquele ano. Nessa ocasião havia um surto desenfreado de malária no litoral paulista, e o capitão do navio, ao perceber que John McCann estava sem a sua família e sem salário garantido, sugeriu para que ele não desembarcasse.

John McCann em 1948


                No início, fixou residência em Piracicaba-SP, aprendendo a língua portuguesa e, durante esse período de adaptação, no dia 13 de outubro de 1948, desembarcou no porto de Santos, Kathleen Elizabeth Boston, sua noiva que havia deixado na Irlanda do Norte. Logo se casaram na embaixada britânica de São Paulo. Kathleen era enfermeira e uma mulher cooperadora e decidida em fazer a vontade de Deus através de sua fé e coragem. O casal se mudou para Uberaba onde nasceu a filha Helen. Ali tiveram contato com o Sr. Leonard Nye e outros obreiros. John McCann foi profundamente tocado pelo fato de que havia grandes Estados no Brasil em que não tinham chegado o Evangelho, então, em outubro de 1950, ele com sua esposa e a filha Helen, então com dois anos de idade, se mudaram para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde nasceu o filho Thomas.

D. Kathleen em 1948


                Aqueles primeiros anos foram tempos difíceis. Eles estavam sozinhos e o trabalho era árduo. A princípio eles não viram muito fruto pelo trabalho. No entanto, John McCann tinha um espírito pioneiro e Isso o impulsionou a mudar-se para novos lugares. Ele ficou por vezes impressionado pelo fato de que havia cidades com milhares de pessoas que nunca tinham ouvido o Evangelho e pensava em estabelecer igrejas locais e depois deixá-las aos cuidados dos missionários mais novos que estavam chegando, como a chegada do irmão Henrique Wilson, em 1952.

                Mudaram para Osório em 1953, e foi lá que tiveram a alegria de ver os primeiros frutos no Rio Grande do Sul. Ali em Osório, apesar das dificuldades de todo tipo, inclusive a indiferença do povo, Deus operou, e algumas famílias foram salvas. A 1ª Igreja iniciou com 4 membros em Osório em dezembro de 1955. Nesse ano se mudaram para Gravataí onde ficaram alguns meses, onde se transferiram para a capital Porto Alegre.

Trabalho com crianças em Porto Alegre-RS. Sr. McCann de terno à esquerda e Sr. Wilson ao fundo mais a direita.


                Com a chegada do irmão Samuel Curran em 1958, dois anos depois os trabalhadores foram se espalhando e pouco a pouco aumentando o campo. A família Curran se mudou para Osório, a família Wilson ficou em Porto Alegre e a McCann foi para Rio Pardo, onde por algum tempo teve o auxílio do irmão Ronald Watterson que chegou ao Brasil naquele ano. Também em 1960 é que se realizou a 1ª Conferência em Porto Alegre.

                Em 1963, com uma igreja formada em Rio Pardo, a família McCann se mudou para Santa Cruz do Sul e mais tarde, para Candelária e Cachoeira do Sul. Das 8 cidades em que a família McCann morou, em 6 tem uma igreja local.

                Após 50 anos dedicados ao serviço do Senhor no Brasil, John McCann retornou para a Irlanda do Norte onde em 9 de março de 2012, aos 98 anos de idade, passou para a presença do Senhor.









Nenhum comentário:

Postar um comentário