Total de visualizações de página

WILLIAM JAMES GILES

 


                        William James Giles nasceu no dia 24 de novembro de 1912, em Stafford, na Inglaterra. Filho de Johan e Annie Giles, foi criado num lar cristão.

                Membro da assembleia de St. Albans, sempre foi muito ativo nas atividades da igreja, acompanhava com atenção os relatórios missionários que chegavam, até que o Senhor despertou em seu coração o desejo em servi-Lo no campo missionário. Não demorou muito para que a igreja o recomendasse e, aos 36 anos idade, William Giles foi recomendado para o campo missionário brasileiro.

                No dia 28 de maio de 1949, no porto de Southampton, embarcou no navio Alcantara com destino ao Brasil. Nessa viagem, teve a companhia do Sr. Frederick William Smith, que já trabalhava no Brasil e que seria seu companheiro de serviço no país durante o processo de adaptação. Desembarcaram no porto de Santos no dia 11 de junho de 1949.

                O Serviço desenvolvido em companhia do Sr. Frederick Smith não se limitava somente na cidade de Santos, mas foram avançando nas cidades próximas, até chegarem em Capão Bonito-SP, cerca de uns 300km de Santos. No entanto, em 1951, o Sr. Giles passou por um problema sério na perna, o que o impossibilitou de andar por algum tempo. Os irmãos resolveram que seria mais confortável transferi-lo para Uberaba-MG, julgando que ali teria mais condições de recuperação aos cuidados do casal Leonard e Irene Nye.

                Ali em Uberaba Sr. Giles foi se recuperando aos poucos, e ao se inteirar sobre o projeto da construção de um orfanato em Sacramento-MG, Sr. Giles toma a decisão de se transferir para lá em 1952 e se une em definitivo com o casal Nye. A garagem da casa deles se tornou em uma Casa de Oração e assim o trabalho que até então havia sido esporádico, tornou-se mais permanente. Já havia uma família de crentes morando na cidade e assim iniciaram o Partir do Pão. Os Srs W. Giles e Leonard Nye visitavam frequentemente os lugares de Quenta Sol, Delfinópolis, Córrego do Engano, Guará, São Joaquim e Conceição do Alagoas com seu Jeep equipado com alto falantes. Visitaram também a localidade chamada Babilônia, que à época só poderia ser alcançada a cavalo atravessando a serra da Canastra.

William Giles em Quenta Sol.

                O orfanato foi crescendo, foi erguido um prédio para atender a demanda até que em 1961,  a convite do Sr. Leonard Nye, D. Christina foi para Sacramento a fim de ajudá-los. Já em 1963, receberam a ajuda da irmã Mary D. Meek que posteriormente se mudou para Carangola. As crianças, outrora nos berços, foram crescendo, e não havia na cidade de Sacramento condições de emprego para os meninos, e assim, o orfanato foi aos poucos criando seus próprios recursos. Tinham as lavouras com culturas de milho, café abacaxi e hortaliças, dispensando assim, uma mesa farta de verduras, milho verde e frutas. Havia pastagens para o gado que produzia leite para o consumo e uma criação de porcos dando carne e banha. Assim, sob a direção do Sr. Olegário Teodoro, um infatigável cooperador, os meninos foram aprendendo um ofício e auxiliando na manutenção, e aos poucos, foi se formando o abrigo que passou a se chamar “Vila Alexander Simpson”.

Orfanato em construção - Sacramento-MG

                 Mais tarde alugaram máquinas para uma marcenaria para a produção de trabalhos manuais e depois de algum tempo, compraram a oficina montada. A Prefeitura doou uma área de 15 mil metros quadrados para a construção da fábrica e abriram uma loja no Centro da cidade para a revenda dos móveis. No ano de 1975, a Vila contava com quase 70 meninos.

                 Senhor William Giles nunca se casou e foi promovido à Santa presença do Senhor em 1978. “Uncle Bill”, como era chamado pelas crianças que ajudou a cuidar, ficará constantemente na memória delas.






A partir da esquerda: Leonard Nye, Allan Bull, William Giles, Kenneth Jones e John McClelland



Nenhum comentário:

Postar um comentário