Total de visualizações de página

JAYRO TRENCH GONÇALVES (JAYRINHO)

 


                Jayro Trench Gonçalves, ou Jayrinho, como sempre foi chamado, nasceu no dia 1 de outubro de 1952, na cidade de São Paulo. Filho de Jayro Gonçalves e Urandy Trench Gonçalves, teve quatro irmãs mais novas. Seu pai foi presbítero por muitos anos na Igreja de Vila Clementino em São Paulo, e Jayrinho cresceu obtendo os primeiros aprendizados das coisas de Deus no convívio com a igreja.

                Jayrinho teve um especial dom para a composição musical e, somado ao seu conhecimento da Palavra de Deus, soube usar desse talento como uma forma de propagação do Evangelho. Além do aprendizado em família e na igreja, por volta de 1973, buscou o aperfeiçoamento ao ingressar no curso de teologia no Seminário Palavra da Vida em Atibaia, no interior de São Paulo. Estando ali, juntamente com Paulo Cézar da Silva, compuseram canções que eram cantadas pelo Grupo Palavra da Vida que pertencia ao seminário. Esse grupo chegou a gravar LPs e K-7s com músicas autorais feitas por eles entre 1974 e 1975, dentre eles, “Calmo, sereno, tranquilo” com violões, baixo e alguma percussão. Foi nesse período em que se casou com Hélia Ferreira Gonçalves. Logo em seguida ao lançamento, o disco tornou-se bastante conhecido, sendo um dos grandes álbuns cristãos já gravados no Brasil.

                Depois de sua formação no seminário, Jayrinho foi para Portugal entre os anos de 1976 e 1977, onde junto a Palavra da vida de lá, trabalharia na liderança da área musical. Por razões desconhecidas não deu certo e ele voltou para o Brasil.

                Naquele ano de 1977, a igreja de Vila Clementino recomendou, ele e a esposa Hélia para o serviço missionário. “Duas vidas jovens que podem ser uma grande bênção no trabalho de Deus, especialmente na comunicação da Palavra à juventude, entre a qual nossos irmãos concentrarão a maior parte dos seus esforços” (Vigiai e Orai, nº 47 – dezembro de 1977).


                Tendo o apoio do seu pai – o irmão Jayro Gonçalves, Jayrinho, Paulo Cézar e alguns outros irmãos deram início aos planos para a fundação da Elo e compuseram a diretoria da Editora Musical e Literária Elo, sendo feito naquela ocasião, o lançamento do primeiro disco “Nova Jerusalém”. A partir daí, o grupo, juntamente com Vencedores Por Cristo, tornou-se um dos mais conhecidos do Brasil, divulgando a Mensagem do Evangelho por meio de canções e até mesmo de uma revista mensal com notícias referentes ao ministério, que em pouco tempo já tinha milhares de assinantes. Várias pessoas foram alcançadas através do Ministério desenvolvido pelo ELO. Em 1979 foi lançado um dos mais conhecidos LP’s da música cristã brasileira, “Ouvi Dizer...”. cuja apresentação do disco se deu no tão conhecido congresso Geração 79, no parque do Anhembi, na cidade de São Paulo. Outros dois LP’s foram lançados posteriormente, “Nova Canção” e “Um Dia”.

Participação do Grupo ELO no Encontro da CMC em 1980 na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro.


                Em 14 de abril de 1981, dois dias depois de fazer um lindo arranjo vocal para a música Salmo 96 que entraria no disco Louvor III de Vencedores Por Cristo, em uma tarde, quis o Senhor receber em seus braços àquele a quem o próprio Deus deu dons e talentos usados enquanto esteve aqui na terra, em um trágico acidente automobilístico, numa estrada em Atibaia-SP, ele, sua esposa Helia e seu filhinho André.

                Talvez, somente a eternidade revelará a dimensão de quantas vidas foram alcançadas por meio do ministério desse dedicado servo! Louvado seja o Senhor!

Um ensaio do Grupo ELO na antiga Casa de Oração da Vila Clementino


Última apresentação do Grupo ELO em Vila Clementino - 1979.


Nenhum comentário:

Postar um comentário