Filho de pais escoceses, nasceu
Allan Smith em 1883, em Wellington, capital da Nova Zelândia. Seus pais, Allan
e Jeannie Milne, com poucos recursos, migraram para aquele pequeno e
simpático país pouco depois do casamento.
Allan Smith cresceu como a maioria dos meninos
saudáveis, cheio de travessuras e alto astral. Com a vinda de seus irmãos
menores Bruce e Douglas, ele se viu em boa companhia para quaisquer façanhas.
“Você não deve brigar, Allan”, disse-lhe sua mãe, enquanto ouvia suas histórias
no círculo escolar. Mas um dia ele voltou para casa desesperado, procurando ser
honesto com sua mãe: “Mãe”, ele explodiu enquanto jogava sua mochila escolar em
uma cadeira, “vou ter que brigar. Eu tenho que proteger Douglas.” Allan era
aberto e franco em seu caráter, sempre revelando uma ternura viril para com
qualquer menino mais fraco que precise do abrigo de sua força. Por trás do amor
natural do rapaz, batia um grande e corajoso coração que não veria seu irmão
mais novo intimidado.
Nas noites de inverno, seu pai
mostrava aos meninos como construir veleiros em miniaturas, e como fazer as
velas exatamente como ele as fez para barcos totalmente equipados na antiga
vila de pescadores de Macduff. Com as noites prolongadas primavera, eles iam
juntos para a velha Lagoa em Newtown Park para competir em seus modelos de
barcos. Essas experiências deram a Allan um amor precoce por embarcações.
Certo dia, Allan, em companhia
de um amigo de infância, foi surpreendido ao ouvir dele: “Vou atirar em você,
Smith”, quando Allan, que estava alguns passos a frente do amigo, virou, viu um
revólver apontado diretamente para ele e, antes que pudesse entender a
gravidade da situação, o menino disparou acidentalmente a arma que seu pai
havia deixado descuidadamente carregada sobre a mesa após uma caça. Allan foi
atingido no olho, avançando para o crânio e ricocheteando na parte de trás das
narinas, cortando as amígdalas. Durante duas semanas, a vida de Allan esteve em
jogo. Os médicos não conseguiram encontrar a bala, mas com medo de correr o
risco de uma busca prolongada, lutaram bastante por sua vida. A sua condição
era tão grave que os cristãos de Newtown reuniram-se diariamente em oração para
que os médicos e enfermeiras fossem direcionados pela Mão do Senhor durante
todos aqueles dias de ansiedade. Os médicos temiam pela sua recuperação. Então
lentamente, muito lentamente, ele se afastou da beira da morte. Nenhum
visitante era mais regular que o jovem Bolton que disparou acidentalmente a
arma. Todos os dias ele aparecia para perguntar no hospital. Ele agora estava
genuinamente chateado e não conseguia fazer o suficiente para mostrar o quanto
estava arrependido. “O que você vai fazer com aquele menino quando sair do
hospital, Allan,” perguntou o médico um dia. “Eu o perdoo”, foi a resposta.
“Não tenho nada contra ele e não acredito que ele possa ter alguma coisa contra
mim.” Uma sombra parecia pairar sobre a pequena casa sem a presença alegre de
Allan. Contudo, nos propósitos de Deus, isso era um conjunto de circunstâncias
que seria para alcançar a mente e o coração daquele jovem.
“Quando fui deixado na beira da estrada,
sozinho e sangrando”, disse Allan, “senti que meu fim havia chegado. Como
um raio, refleti o meu passado. Meditei tudo que eu sabia da Bíblia, tudo que
eu sabia da salvação de Deus, eu não estava preparado para me encontrar com Deus.
Meu pecado de rejeitar à vontade, amor e misericórdia de Deus era grande, para morrer
sem esperança e minha alma se perder! Minha mente parecia girar. eu estava numa
agonia de alma, embora não sentisse nenhuma dor devido ao ferimento de bala.” “Parecia
impossível para a habilidade humana efetuar uma cura”, continuou Allan, “No
entanto, agradou ao Senhor do céu e da terra responder às orações. Lentamente e
continuamente comecei a me recuperar, mas isso não trouxe descanso e paz à
minha consciência perturbada. Fiquei pensando no futuro, me perguntando se
haveria perdão para um pecador como eu.” “numa tarde, uma pessoa veio
até onde eu estava, com a cabeça toda envolta em bandagens, e repetiu, suave e
sinceramente aquele texto bem conhecido, João 3:16: 'Porque Deus amou o mundo que
Ele deu Seu Filho unigênito, que todo aquele que nele crê não deveria perecer, mas
tenha a vida eterna.’ “Ouvi atentamente e absorvi ansiosamente as preciosas
palavras. Eu conhecia bem o texto e o repetia muitas vezes. Agora eu ouvia como
alguém que percebeu sua necessidade de um Salvador. À medida que as palavras
soavam em meus ouvidos, a verdade começou a surgir sobre mim: que Deus me amou
de tal maneira que entregou Seu Filho unigênito para ser insultado, e cuspido,
e vestido de falsa realeza, e depois crucificado por homens que Ele criou do
pó.” “Tal amor destruiu meu coração de pedra e teimoso; Eu cri; reconheci meu
Salvador; O Espírito Santo entrou e fez morada e eu nasci de Deus”.
Depois que Allan saiu do
hospital, todos os meninos de sua turma notaram uma grande mudança. Antes do
acidente, ele era o líder de qualquer travessura que estava se formando, mas ao
retornar à escola ele se acomodou para se interessar de verdade em suas aulas,
como se a vida para ele tivesse sido preenchida com um novo e forte propósito.
Numa ocasião em que seu tio
visitou a família na Nova Zelândia, foi plantada em seu coração um bondoso
propósito, pois alguns dias depois de sua visita, ele enviou uma carta para Allan
sugerindo-lhe comprar um olho de vidro, dizendo ainda: “pois Deus pode usá-lo
tão bem quanto aquele missionário...” referindo-se a um missionário conhecido
que tinha apenas um olho. Allan nunca se esqueceu desse incentivo e surgiu uma
visão de serviço missionário e um desejo de ser um homem que o Senhor
escolheria para representá-Lo em alguma terra. Quando ele estava saindo da
escola, o problema que muitos pais enfrentaram chegou ao Sr. Smith: para que
profissão eles deveriam encaminhar Allan? Sua escolha foi carpintaria, talvez
arquitetura, então ele foi enviado para o Colégio Técnico por um curto período
de curso. Nesta escolha aparentemente simples, ver-se-ia mais tarde a mão
orientadora de Deus. Enquanto isso, ele crescia em graça espiritual e
experiência cristã. Allan chegou a ajudar seu pai no ramo da marcenaria e,
simultaneamente, desenvolveu o hábito de orar por missões, até que passou a
orar sobre seu futuro caminho.
O Senhor cuidava dos detalhes.
Numa temporada de verão, Allan e seu amigo Harry Edwards passaram alguns meses
no serviço na carruagem bíblica, muito com a época aos colportores. Nessa ocasião,
foram convidados pelo Sr. Martin a passar um dia com ele ao ouvir que havia um
transporte bíblico na cidade. Foi então que Allan conheceu a filha do Sr. Martin,
Maud, que se tornaria sua futura esposa.
Era o momento que Deus estava chamando
Allan ao serviço no exterior. A América do Sul era conhecida como “O azarão
entre os continentes”. A atenção mundial, que durante tanto tempo se concentrou
na fabulosa riqueza do Continente, agora estava se voltando para aquela terra
de mistério. Allan havia examinado o mapa e reunido todas as informações
possíveis.
Foi no dia 23 de maio de 1907 que o casal Smith embarcou rumo a América do Sul a bordo do navio SS Corinthic. Desembarcaram em Montevideo, e de lá, numa pequena embarcação, rumo a Buenos Aires, onde em seguida se estabeleceram em Córdoba, no serviço missionário com outros missionários a fim de adaptação. “Começamos no dia 27 de junho”, escreveu Allan aos pais numa carta datada de 19 de julho de 1907. “Nossa roupa consistia em uma carruagem leve, dois cavalos, uma barraca, uma panela e uma chaleira, vários tapetes e um estoque de Bíblias e Novos Testamentos. EU usava calças de montaria e um poncho, uma espécie de sobretudo nativo.” Escreveu ainda: “Estou muito preocupado em saber onde o Senhor quer que eu trabalhe e meus pensamentos sempre se voltam para o Paraguai e o Brasil, dois países ao norte da Argentina. Há muitos índios, e muitas, muitas cidades sem nenhum missionário.” Prosseguiu Allan: “Para chegar a estas partes é necessário um transporte marítimo de vinte pés, já que por terra viajar é muito caro e lento. Muitas centenas de milhas são navegáveis, enquanto cidades grandes e importantes foram construídas perto do rio. Um bom barco permitiria viajar mais de mil milhas para o interior, com menos custo. Escrevi para Tom Wood perguntando quanto custaria construir uma pequena embarcação e enviá-la aqui. Seria grandioso se a Nova Zelândia pudesse ter a honra de construir e enviar o primeiro barco missionário para águas sul-americanas! É um empreendimento, já que nenhum dos outros missionários pensou nos rios como um meio de viajar. Anseio poder falar a língua e levar o Evangelho a lugares onde ninguém jamais foi.”
Aos poucos, o casal Smith foi se
adaptando aos costumes da região. Tiveram o direcionamento aos povos nas matas
do Paraguai. Foi de uma pequena aldeia de Franco Viejo que os Smith's finalmente
partiram e se instalaram em Villeta para a construção de seu primeiro barco
missionário, o “Aurora”, que iria romper as barreiras existentes e provar ser o
“luz do amanhecer” de um nobre empreendimento. Allan usou suas habilidades na
marcenaria, e seu conhecimento que recebeu de seu pai ao fabricar miniaturas
para que ele mesmo construísse o primeiro barco. “Allan está trabalhando duro
no tão aguardado lançamento”, escreveu a Sra. Maud Smith. “Ele já está com a
quilha e as costelas principais prontas, mas teve dificuldade em conseguir
ajustar as curvaturas. É muito trabalhoso quando feito sozinho, e ele anda
muito cansado. Essas madeiras são tão duras e resistentes. Allan parece muito
bem agora, mas ele só conseguirá madeira muito fraca neste tempo quente.” Cinco
meses depois, Allan escreveu: “Estamos com tempo chuvoso, então consegui parar
e escrever um pouco, especialmente porque estou terminando com o casco. No
momento estou colocando a segunda camada de tábuas.” “Finalmente o casco está
pronto”, escreveu Allan aos pais dois meses depois.
Foi no dia 21 de janeiro de 1914
que o barco “Aurora” foi lançado ao serviço missionário, com seu relato da “Primeira
Viagem no Lançamento da Missão ‘Aurora’” abrindo o volume da revista “Echoes of
Service”.
No ano seguinte, o casal Smith
precisou tirar licença na Nova Zelândia para cuidar da saúde de D. Maud Smith. A única rota
para o país natal era por meio da Inglaterra ou África do Sul, e fizeram a
escala por Londres. Era o período da Primeira Guerra e as embarcações estavam
cheias com as tropas britânicas, das quais, ouviram o Evangelho.
Com o retorno da saúde, surgiu
uma ampliada visão. O trabalho sul-americano precisava de um barco maior que o
“Aurora”. Sr. e a Sra. Smith estavam visitando assembleias por todo o país. Alguns
receberam seu relatório com alegria, emocionados por haver uma oportunidade tão
grande para a obra de Deus naquele vasto rio. Quando eles novamente deixaram
sua terra natal
para a América
do Sul, havia £ 700 sob sua guarda para um novo barco (US$ 95.000 na moeda de
2016!). A guerra ainda continuava com fúria inabalável. Praticamente todas as embarcações
entre a Inglaterra e a Nova Zelândia foram confiscadas para as tropas e
provisões, mas conseguiram reservar passagens através dos Estados Unidos da
América, onde planejavam adquirir o maquinário para o novo barco. Só no final
de 1917 que desembarcaram em Assunção.
Foi com verdadeiro sentimento
que Allan colocou o “Aurora” a venda. Pois foram durante longos e cansativos
meses que ele o construíra. O “Aurora” provou de verdade sua utilidade ao levar
a Luz para os nativos, e somente o elevado propósito de um novo barco que possibilitaria
um maior alcance, pudesse fazer Allan renunciar a seu barco.
“Lançado
em 1º de fevereiro de 1919, mas ainda não concluído.” Quão animadoras foram
essas palavras que apareceram em “Echoes of Service”, sob uma foto de “El Alba”,
o segundo navio missionário que cruzou os rios do Paraguai. Nessa ocasião, os
missionários Gordon Aish e William Payne viajaram com o casal Smith. “El Alba” percorreu
vários lugares, através dos rios paraguaios, bolivianos e brasileiros, levando
as Boas Novas, das quais, muitos confessaram ao Salvador. Entre Assunção e
Corumbá, existiam aproximadamente duzentos pequenos portos que poderiam ser um
acesso a uma cidade ou uma grande fábrica, ou apenas algumas casas na margem. Em
1925, no Mato Grosso, além de Corumbá, puderam se unir aos missionários Henry Howard
e esposa e Srta. Hilda Steed.
Vinte anos se passaram desde que o pioneiro trabalhador começou a desbravar os rios sul-americanos. Allan Smith, com uma visão cada vez mais ampla, deixou o Paraguai para empreender uma tarefa semelhante no Peru, nas cabeceiras do grande rio Amazonas. Os anos passam. Subindo e descendo as grandes hidrovias do rio Paraguai, o Evangelho foi pregado. Surge a oportunidade para o Sr. e a Sra. Smith partirem para Nova Zelândia em licença. Uma licença proporciona ao missionário algo mais do que descanso; permite que veja seu trabalho a distância, o que muitas vezes fornece uma nova ideia. Com nova visão e impulso para as coisas maiores. Na América do Sul, há outro grande rio, o Amazonas, maior e mais longo que o Paraguai, o que iria requerer um melhor barco. Grandes distâncias apresentam grandes problemas. O vasto Oceano Atlântico fica entre a Amazônia e a Inglaterra. O que seria melhor, construir ou comprar? Todos os prós e contras estavam sendo considerados quando o Sr. Smith percebeu em um fuzileiro naval um barco que parecia o tipo de barco adequado para a Amazônia. Agora era a hora da decisão. Na fé, eles decidiram aceitar. Deus estava movendo os corações dos irmãos nas igrejas para o projeto Amazônia. Uma grande soma de dinheiro. Seiscentas libras para a obra do Senhor. Então o Senhor providenciou “na hora certa” e o proprietário estava disposto a aceitar como seu preço base. Então surgiram novas questões: Como eles conseguiriam atravessar o vasto Atlântico? Seria navegável o suficiente para chegar lá por conta própria? Encontrariam um capitão suficientemente ousado para assumir a responsabilidade? Esses e muitas outras questões aguardavam resposta na Inglaterra. Nesse período, os quatro filhos do casal tiveram que permanecer na Nova Zelândia para os estudos, e o casal foi rumo a Inglaterra, imediatamente para a Bacia Heybridge, onde o barco estava atracado. Deram-lhe o nome de “Isola Bella” e providenciaram um novo motor e aumento no lastro, mas a incerteza de como cruzar o barco pelo Atlântico permanecia. Numa oportunidade em que o Sr. Smith estava dando seu relatório numa assembleia em Glasgow, pediu oração nesse sentido e a necessidade de um capitão para assumir o comando do “Isola Bella” para a viagem ao Atlântico. Após o término da reunião, um homem idoso falou com o Sr. Smith e disse: “Vou levar seu barco para atravessar o Atlântico”. Era o Capitão John Grey, já com a idade de 73 anos e disposto em ajudar. Sua ajuda foi providencial para os testes navegando de Southampton contornando a Costa Leste até Grangemouth e de lá até Clyde, retornando para Southampton. Decidiram então que seria mais prudente que o barco fosse içado e transportado por um transatlântico. Enfim, o “Isola Bella” é lançado no rio Amazonas. Ele percorreu o rio passando pelos povos ribeirinhos e indígenas com destino ao Peru, evangelizando e levando as boas novas!
O
casal Smith navegou até se estabelecer em Pucallpa no Peru. Ali se uniram no
serviço com o casal Eglington. Em 1934, por motivos de saúde, Sr. Smith ficou
impedido de navegar e fixou-se junto a uma tribo indígena em Pucallpa. Foi
muito bem recebido pela tribo, ao ponto que os índios o chamavam de
‘Papachuco’, é um termo carinhoso que significa ‘pai de todos’.
Allan Smith estava pronto para sair novamente em sua missão itinerante, mas não sem antes que chegasse o casal Pent para se estabelecer em Pucallpa e ali, na área urbana, inaugurar um salão para reunião. O Padre proibiu abertamente qualquer de sua paróquia de comparecer, e alguns mais radicais tentaram impedir, a força, a inauguração, porém os oficiais compareceram e participaram da inauguração, garantindo a ordem. À tarde, foi o momento das crianças, onde mais de 180 estiveram presentes, e a noite, Allan Smith pregou para um salão completamente lotado. No dia 4 de novembro de 1934, foi registrada a primeira reunião do partir do pão.
No
ano de 1935, Allan Smith escreveu em seus relatórios dando sinais de
fragilidade com sua saúde. Estava adoecido e cansado com anos de trabalho árduo
em um clima tropical. O casal Smith voltou para a Nova Zelândia e prestou
relatórios em várias igrejas. No dia 11 de junho, quando estava em Hastings,
ele adoeceu gravemente sendo levado para o hospital da cidade. Allan Smith foi
promovido à Santa presença do Senhor no dia 2 de julho de 1936.
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