Total de visualizações de página

ESCOLA BÍBLICA EM CARANGOLA

No princípio de julho de 1982, Kenneth e Dorothy Jones faziam preparativos para viajar ao Junco a fim de pregar nas conferências que ali seriam realizadas. Mas, ao invés de seguirem viagem, Kenneth foi hospitalizado com trombose na perna esquerda.

Ao sair do hospital, o médico o proibiu de viajar e, como estava na idade de aposentar-se, o aconselhou a encerrar as suas atividades missionárias. Porém, quando uma porta se fecha, outra se abre.

Durante a sua convalescença em Conceição de Carangola, Kenneth sentiu a necessidade de escrever estudos para a mocidade e, sem divulgar o seu plano, começou a escrever.

Em julho de 1983, um casal de missionários da Angola enviou a ele uma oferta para a impressão de literatura cristã na língua portuguesa. Foi a confirmação que esperava, pois somente Deus sabia do seu plano.

Em janeiro de 1984, o primeiro estudo – “A Chave do Livro de Gênesis” – saiu do prelo, seguido por “O Ser Humano e Seu Destino”, de autoria de Ronaldo Watterson. Alguns exemplares foram enviados aos missionários em Angola e Zimbábue. Eles responderam que precisavam dos estudos com provas para serem respondidas pelos alunos nos moldes dos cursos da Emaús. Desta forma, começaram os cursos bíblicos com provas incluídas.

Nos anos de 1985 a 1988, foram impressos cerca de 41.000 cursos no Brasil e 8.000 em Portugal. A maior quantidade foi enviada para Angola e Moçambique, países muito pobres onde o Evangelho estava tendo pouco progresso e os crentes tinham pouca instrução bíblica por falta de ensinadores. Os nossos cursos bíblicos ajudaram a suprir essa falta.

Devido ao grande aumento da tarifa postal no Brasil para o envio de grandes quantidades de cursos para o exterior, em 1988 a Escola Bíblica em Carangola começou a imprimir em Portugal. De 1994 a 1995, foram impressos 35.000 cursos na Inglaterra para serem remetidos em “containers” para Angola e Moçambique. Atualmente, os missionários em Angola já imprimem os cursos em Luanda.

Em 1992, o irmão William Craig Holden, que há anos trabalhou em um banco inglês em Fortaleza e como chefe de escritório da Nestlé em Três Corações, passou três meses em Carangola colaborando na preparação dos cursos. De volta para a Inglaterra, ele traduziu a maioria dos cursos para o inglês, para que pudessem ser traduzidos para outras línguas, tais como: Russa, Búlgara, Romena, Albanesa, Somali, Húngara e Amárica.

Somali
"O Espírito da Verdade" em Somali

"O Médico da Alma" em Russo

A Escola Bíblica em Carangola continua em atividade até os dias atuais, contando com um total de 38 cursos. Além disso, também distribui os livros escritos pelo irmão Walter Alexander e as histórias infantis de Dorothy Jones.



Um comentário: