Total de visualizações de página

MARY DOUGLAS MEEK

 


                Mary Douglas Meek nasceu no dia 26 de julho de 1938, em Bothwell, uma pequena vila na Escócia. Filha de William e Robertina Meek, se formou em enfermagem e usou seu conhecimento para servir ao Senhor na obra missionária. No início da década de 1960, quando ainda bem jovem, o Brasil já contava com o apoio de vários missionários britânicos em seu vasto território e eram comuns seus relatórios por meio dos periódicos distribuídos na Europa. Isso pôde ter influenciado Mary a aceitar o desafio em ir para um país desconhecido como o Brasil.

                Em 1963 foi recomendada pela assembleia de Glasgow, deixando sozinha, com 25 anos de idade, o Reino Unido no dia 23 de novembro, ao embarcar no navio Arlanza rumo ao Brasil. Foram 17 dias cruzando o Atlântico até o desembarque no porto de Santos no dia 10 de dezembro.

                Fixou residência na cidade de Sacramento-MG, onde juntamente com sua conterrânea, D.Christina McSorley, que chegara ao Brasil três anos antes, ajudou o trabalho no orfanato da Vila Alexandre Simpson. Em 1960 eram 16 crianças, mas o trabalho foi crescendo e aumentando o número e a ajuda de May Meek veio em boa hora. Em 1971 os irmãos responsáveis providenciaram um outro local na cidade para abrigo das meninas, e elas foram alocadas para lá e os meninos permaneceram na chácara. D. Christina e D. May foram para este novo local com as meninas.

May Meek no orfanato em Sacramento-MG

                O ano de 1972 representa o início de algo novo em seu ministério. Ela foi chamada para supervisionar as enfermeiras no Hospital Evangélico de Carangola, convite pelo qual, aceitou prontamente. O Hospital à época passava por dificuldades financeiras e a vinda de May Meek muito contribuiu para que a qualidade no atendimento fosse mantida. Em reconhecimento ao seu bom serviço, foi registrado um voto de apreciação na ata do Hospital datada de 8 de fevereiro de 1976: “Pelo Sr. Gentil P. de Lacerda – provedor - foi sugerido nesta ata um voto de apreciação por tudo que a enfermeira May Meek tem feito pelo Hospital e com a máxima boa vontade, foi proposto pelo cons. Carlos A de Melo e aprovado por todos os presentes. Ainda foi dito que ela está sempre pronta desde que se diz que é assunto concernente ao Hospital Evangélico”. A irmã May Meek não somente cumpria com zelo, carinho e dedicação sua profissão junto aos enfermos, mas anunciava-lhes o caminho da Salvação através do Médico da alma.

Em Carangola-MG

                Após 10 anos de bons serviços no Hospital Evangélico, May Meek passou a se dedicar ao ministério infantil na cidade de Carangola. Promoveu encontros semanais com adolescentes em sua casa, que com muita simpatia, abriu as portas para recebê-los e ensinar-lhes sobre o Salvador. Nossa irmã ainda montou no Centro de Carangola, uma pequena livraria, onde eram oferecidas literaturas cristãs, Bíblias e hinários.

                    Após alguns anos, Mary Meek teve um aneurisma. Ela teve que voltar para a Escócia para receber tratamento e ser acompanhada de perto pelos familiares. Nossa irmã foi chamada à Presença do Senhor em novembro de 2007.

               


Tia Phyllis, May Meek, Dorothy e Ken Jones

Tia Phyllis, Walter e Elizabeth Alexander e May Meek



Nenhum comentário:

Postar um comentário