Total de visualizações de página

JOHN RODERICK DAVIES

 


    John Roderick Davies nasceu em Morriston, no País de Gales, no dia 08 de outubro de 1905, no período do grande avivamento que ocorreu no país. Filho de John Davies e Ellen Jane Willians.

Ainda jovem foi trabalhar nas minas de carvão abaixo da terra. Eram tempos muito difíceis. Chegou a se filiar ao partido comunista, participando de greves, passeatas e distúrbios em geral. Ficou conhecido como um "agitador comunista". Nos fins de semana jogava rugby para um time de sua pequena cidade Ystalyfera e após o jogo podia ser visto nas tabernas com seus colegas de time nas costumeiras bebedeiras, ou em outras ocasiões jogando cartas por dinheiro e inteiramente entregue as coisas do mundo. Mas tudo isto mudou radicalmente quando um dia, um sábado à tarde, foi convidado para ouvir um pregador numa série de conferências evangelísticas, numa pequena igreja local. Ele não tinha o mínimo interesse na pregação, foi à reunião porque estava procurando conhecer melhor a filha do pastor que o havia convidado! Após o evento ele acompanhou a moça e mais alguns amigos até a casa do pastor, para o "chá das cinco", onde passou o tempo todo caçoando e imitando o pregador. À noite acompanhou a moça, é claro, para mais uma vez ouvir a mensagem do conferencista. A mensagem tirou-lhe todo espírito jocoso da hora do chá e tocou-lhe profundamente. Naquela noite no ano de 1926, ele foi para casa, muito perturbado, ajoelhou-se ao lado de sua cama e entregou sua vida a Jesus. Na noite seguinte voltou a igreja e deu testemunho de sua decisão respondendo ao apelo do pregador. Foi batizado naquele mesmo ano. A mudança em John Roderick ficou conhecida na região...Lá se foi o arruaceiro, briguento; sua linguagem mudou, seus companheiros notaram que estava mais comedido, embora ainda lutasse contra as injustiças em sua volta. Passou a frequentar com assiduidade os cultos e estudos bíblicos. Em pouco tempo estava falando e pregando em praça pública. A moça em quem ele estava interessado achou que ele estava excedendo os limites, muito fanático para o seu gosto e o possível namoro não foi adiante! 

Mas o jovem John Roderick não vacilou, ele teve um encontro real com Cristo, e sua vida transformada! Estava agora determinado a servir seu Salvador e Mestre.

Não demorou muito para que o Senhor providenciasse uma companheira, Blodwen Dee, com a mesma visão missionária, até que o casal foi enviado para o Brasil no ano de 1932. Do fruto do casamento, nasceram dois filhos, David no Brasil, e John, na Inglaterra.

A família em 1939, David Leslie o mais velho e John Grahan ainda bebê.


Sr. Davies foi enviado para evangelizar em localidades indígenas e ribeirinhas, e a família se instalou em Corumbá-MT, com o serviço sendo estendido para Poxoréo,
Cáceres, Cuiabá
, Porto Murtinho, Poconé, Várzea Grande, Guia, Acorizal, Rosário Oeste e N.S. do Livramento e muitas outras localidades ao longo do rio Paraguai e afluentes em companhia de outros missionários, ora o Sr. John Daniel Rees, ora o paraguaio Eduardo Pablo Joercke.

Eram viagens que duravam em média três meses, e, para tanto, a assembleia Peniel Chapel de Londres, que recomendou os missionários, adquiriu uma embarcação para evangelização das regiões ribeirinhas, partindo de Porto Murtinho através do Rio Paraguai até o rio Jauru.

Barco Peniel adquirido pela Assembleia Peniel de Londres, para o serviço na extensão do Rio Paraguai no Mato Grosso, Brasil.


Sr. Davies também representava a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira. Em Corumbá organizou uma Casa Bíblica para venda de Bíblias e para a distribuição gratuita de folhetos da SGM (Sociedade para Distribuição das Sagradas Escrituras – Eccleston Street, London).

Entre os anos 1936 e 1941 foram realizadas várias viagens de evangelização, alcançando Sepultuba, Cabaçal, Jauru, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima. Muitas pessoas foram evangelizadas. Em 1941 foi realizada a última viagem de barco, pois com a “2ª Guerra Mundial”, veio muita escassez de combustível, impulsionando a Missão a mudar para Londrina no Estado do Paraná.

Em Londrina, colaborou com o Instituto Bíblico de Londrina nos anos de 1943 até 1951, aplicando ali estudos com base nos esboços de Robert Lee, e mais tarde foram usados na Escola Bíblica ambulante da Cruzada Cristã no Rio de Janeiro, cuja demanda fez com que o Sr. Roderick Davies, juntamente com a colaboração de outros irmãos na tradução para a língua portuguesa, como o Sr. Olaf Ellis, organizasse a edição em português, pela Editora Dois Irmãos do Rio de Janeiro.


Em 1966 Sr. Roderick Davies e esposa foram morar em Conselheiro Lafaiete-MG, onde reuniram com os irmãos na Casa de Oração no Bairro de Lourdes. A igreja mantinha um programa radiofônico semanal “A BÍBLIA FALA HOJE”, pela rádio Carijós, todas às quintas-feiras 21h, e teve uma importante contribuição na participação do Sr. Roderick Davies.

Sr. John Roderick Davies sentado ao meio com a igreja em Conselheiro Lafaiete-MG


Após 37 anos dedicados ao serviço missionário no Brasil, Sr. Roderick Davies e esposa foram morar no País de Gales em 1970 onde permaneceram até o fim. Ali, foram mais 10 anos servindo ao Senhor e em 1978, pode presenciar o casamento da filha adotiva, irmã Geni de Souza. John Roderick Davies foi chamado à Presença do Senhor em 1981.



O casal John Roderick e Blodwen Davies e a irmã Geni de Souza no País de Gales. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário