Total de visualizações de página

CHRISTINA RUSSELL MCSORLEY

 


Christina Russel McSorley nasceu em Glasgow, na Escócia em 22 de fevereiro de 1931. Filha de Edward McSorley e Sarah Jane Clarck McSorley, teve outros três irmãos: Mary, Edward e Sarah.

Converteu-se a Cristo aos 17 anos de idade em uma Wee Mission Glsgow Foundry Boys, durante a pregação dominical, e no mesmo de 1948 foi batizada no mar de Girvan. Em fevereiro de 1949, começou a fazer o curso de enfermagem no Duke Street Hospital, Glagow, e se formou aos 22 anos. Durante esse tempo, procurou uma igreja para reunir, e através de outras enfermeiras entrou em comunhão na assembleia dos irmãos em Porch Hall. 

Em 1958 participou de um encontro feminino onde ouviu o relatório de D. Jenny Crawford acerca do Brasil, sentiu o chamado do Senhor para servi-Lo, e aos 29 anos de idade, decidiu dedicar-se integralmente à obra. Deixou o Reino Unido no dia 29 de abril de 1960, a partir de Londres, a bordo do navio Aragon, e desembarcou no porto de Santos em 15 de maio. Hospedou-se em São Joaquim da Barra-SP, na casa dos irmãos James e Jenny Crawford, onde começou a aprender as primeiras palavras em português.



Em junho de 1961, Sr. Leonard Nye visitou o casal Crawford, e na ocasião convidou D. Christina para trabalhar cuidando de crianças em Sacramento, MG, na Vila Alexandre Simpson, no orfanato mantido por irmãos, que à época, tinha em torno de 16 meninas e meninos.

Dedicou-se ao orfanato em Sacramento por quase de 30 anos, dando continuidade ao legado do Sr. Leonard Nye e William Gilles, sempre cuidando de cerca de 50 crianças órfãs. Dedicou sua vida ao trabalho humanitário, ensinando, educando, evangelizando e auxiliando as crianças em suas perspectivas profissionalizantes que se tornaram cidadãs de bem.

Orfanato em construção - Sacramento-MG


D. Christina foi também professora de inglês no seminário católico Redentorista no ano de 1970.

Em 1990, após concluir com êxito a etapa final do orfanato, D. Christina funda a Creche Alexandre Simpson na casa onde morava, que foi de grande ajuda para a região, até o ano de 2016, que após uma fratura na perna, viu-se obrigada a diminuir o ritmo de seu trabalho, e entregou a direção da creche ao poder público.

Em vida, recebeu inúmeras homenagens, dente elas, o Título de Cidadã Honorária de Sacramento em 2014 e em 2020, seu nome em uma árvore no Bosque do Bicentenário de Sacramento.

No início de 2020, D. Christina precisou de internação hospitalar devido a uma doença crônica respiratória, mas depois voltou para casa. O quadro tornou a se agravar devido a uma dengue e nossa irmã foi chamada à Presença do Senhor no dia 05 de maio de 2020 na Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.

Louvado seja o Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário