Total de visualizações de página

EDWARD HOLLYWELL

 



                Edward Hollywell nasceu no dia 21 de fevereiro de 1897, em Liverpool, Inglaterra. Filho de Frederick William James Hollywell e Mary Jane Hollywell, foi criado num lar cristão. Convertido em 1913, aos 16 anos de idade. Bem cedo começou a se envolver nas tarefas da assembleia em Boaler Street, em sua terra natal.

                No início da década de 1920, a igreja em Boaler Street estava muito envolvida com missões, e isso certamente contribuiu para aquecer os corações, em especial, de três jovens daquela igreja: Frederick William Smith; Mabel Bennion e Edward Hollywell. Esses jovens tinham notícias do Brasil através de um trabalho pioneiro realizado pelos missionários Henry Howard e sua esposa, juntamente com a senhorita Hilda May Steed, na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul. Talvez isso os tenha despertado o interesse pelo Brasil, e certamente a igreja não hesitaria em recomendá-los ao serviço missionário.

                Momento precioso e marcante ocorreu para aqueles jovens no porto de Liverpool, numa tarde de frio intenso, garoa e densa neblina de 14 de novembro de 1925. A igreja em Boaler Street se despedia dos missionários ao som do hino “The Solid Rock” (A Rocha Inabalável). Nesse memorável dia, embarcaram no navio Darro rumo ao Brasil, o Sr. Edward Hollywell, Frederick William Smith e sua noiva Ellen Allard, recomendada pela Assembleia Woodberry Hall, Tottenham e o casal Richard e Mary Ellen Jones, recomendados pela assembleia de Clumber Hall, Nottingham. Não há dúvidas de que foi um grande presente para a igreja brasileira!

                O navio atracou no porto do Rio de Janeiro no dia 03 de dezembro, e o Sr. EdwardPercy Ellis, que já morava na cidade, foi a bordo recebê-los. O casal Jones e miss Ellen Allard fixaram residência no Rio de Janeiro por um tempo e os Srs. Hollywell e Smith, então solteiros, retornaram ao navio Darro, que tinha como destino Buenos Aires. Eles planejaram subir o rio Paraguai até chegar na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, onde encontrariam os missionários ingleses Howard e miss Steed.

                Em Miranda, os Srs. Hollywell e Smith ajudaram os missionários que lá estavam. Eles mantinham uma classe de alfabetização para crianças com cerca de 40 alunos, dentre os quais, muitas conheceram a Cristo. Os missionários puderam conhecer, cavalgando em companhia do Sr. Henry Howard, uma aldeia indígena que distava cerca de 20 km de Miranda. Havia cerca de 400 índios que não falavam a língua portuguesa. Em pouco tempo, os Srs. Hollywell e Smith foram se a adaptando ao local ao ponto de cobrirem uma ausência temporária dos missionários que trabalhavam em Miranda-MS.

                Em 1927, a igreja de Boaler Street recomendou Mabel Bennion para a obra missionária, que era noiva do Sr. Hollywell que havia ficado na Inglaterra. Ela desembarcou no Rio de Janeiro no dia 20 de outubro através do navio Demerara, e o Sr. Hollywell foi para lá a fim de encontrá-la. Se casaram no dia 7 de novembro, naquela cidade, e ela passou a assinar, Mabel Hollywell.

Mabel e Edward Hollywell

                O casal, em visita a um irmão escocês em São Paulo, foi influenciado por ele a se mudar para a capital paulista naquele mesmo ano de 1927, onde alugaram uma casa na Vila Clementino, ajudando ali no início de um trabalho. Em 1930 já estavam auxiliando também em outro bairro paulistano, Vila Nova Conceição, onde realizavam pregações ao ar livre e a classe de Escola Dominical já contava com mais de 20 alunos.

                O ano de 1932 foi marcado por revolução política em São Paulo, e houve rumores de que se decretasse provisoriamente a proibição das reuniões, e sobre esses dias, Sr. Eduardo, como passou a ser chamado pelos brasileiros, relatou: “Estamos sendo encorajados pelo bom número de assistências em nossas reuniões aqui na região. Embora poucos vizinhos imediatos, mas sempre um bom número de pessoas das ruas circundantes. Nossas reuniões no meio da semana receberam um novo sopro de vida, já que elas não mais dependem da assistência dos que moram distantes. Mês passado tivemos a alegria de batizar três irmãs de nossa reunião e um jovem sob os cuidados do Sr. Smith. O Estado de São Paulo está passando por uma temporada de agitação política, e de um dia para outro, nunca sabemos o que esperar, mas apesar disso, há um bom número para ouvir o Evangelho ao ar livre, e ainda não sofremos qualquer interferência. Na semana passada, tivemos uma verdadeira convulsão política, mas com a nomeação de um novo presidente, esperamos por uma temporada de Paz. Até agora, nenhuma lei foi promulgada para nos tirar a liberdade. Louvamos ao Senhor por permitir que a liberdade continue e a Palavra de Vida chegue aos ouvidos.” . Entretanto, nos últimos três meses do ano, a igreja, por motivos de segurança, optou em reunir somente aos domingos pela manhã, mantendo os membros isolados nos demais dias da semana, dada a instabilidade política e constantes toques de recolher. Apesar disso, a igreja foi crescendo, as conversões e os batismos eram frequentes, de forma que os relatórios missionários que eram enviados periodicamente sempre traziam informações sobre novos conversos e batismos. A classe da Escola Dominical já não comportava a quantidade de assistentes.

Grupo de irmãos em Vila Clementino - 1935


                Após uma temporada na Inglaterra de 1936 a 1937, o casal Hollywell voltou ao Brasil trazendo consigo uma sobrinha do Sr. Eduardo, Emily Francis, que com muito amor e carinho, foi adotada pelo casal.

                Sr. Eduardo Hollywell foi um instrumento nas mãos do Senhor na cooperação das igrejas em Vila Clementino, Moóca, Vila Nova Conceição e Bosque da Saúde. Sendo um dos pioneiros missionários dos “irmãos” em São Paulo, ajudou na adaptação e auxílio na língua portuguesa de outros missionários que vinham chegando.

Antigo templo da Igreja em Vila Clementino


            Em 1948, após a realização de alguns exames, foi diagnosticado um câncer no Sr. Eduardo. Mas ainda assim, ele continuou ativo no serviço. No entanto, sua ida para a Inglaterra naquele ano foi inevitável e no mês de setembro partiu rumo à Liverpool. Nosso irmão foi chamado à Santa presença do Senhor no dia 26 de dezembro de 1948 em sua terra natal. Sra. Mabel voltou ao Brasil.


Gravura em memória ao Sr. Hollywell - Igreja em Vila Clementino

Casal Hollywell

D. Mabel e a filha Francis





Nenhum comentário:

Postar um comentário