Total de visualizações de página

OLAF ELLIS



Olaf Ellis nasceu em 19 de outubro de 1918 em Salvador na Bahia.  Era filho de Edward Percy Ellis, nascido na Inglaterra em 28 de outubro de 1879 e Aagot Marie Ellis (née Falkenberg-Smith) nascida em Trondheim na Noruega em 3 de maio de 1884. Tinha duas irmãs mais velhas:  Ragnhild e Ingeborg.
A família mudou-se para o Rio de Janeiro em 1920 e seus pais abriram seu lar para os trabalhos da Casa de Oração na Rua São Carlos, Estácio.  De lá se mudaram para a Rua José Higino na Tijuca onde também abriram as portas para o início de uma nova Casa de Oração que posteriormente estabeleceu-se no bairro do Andaraí.
Frequentou o Colégio Cruzeiro no Rio de Janeiro até a idade de 11 anos.  Lá entre as matérias do currículo escolar aprendeu alemão e francês que lhe foram muito úteis. Falava também inglês que aprendeu em casa com os pais e mais tarde tornou-se tradutor juramentado. Sempre usou esta capacidade para servir ao Senhor ajudando a muitos que necessitavam traduções e não podiam arcar com os custos das mesmas.
Aos 12 anos foi para a Inglaterra para um colégio interno onde terminou os estudos, ficando sob a guarda de um casal cristão que lhe serviu de modelo e que abria o lar aos domingos à tarde para os jovens para estudo bíblico e momentos de confraternização; foi lá que conheceu uma bela jovem Elizabeth Hunter Ellis (née Orr) que se tornou sua esposa durante 46 anos.  Aos 18 anos retornou ao Brasil para cumprir com o serviço militar.  Ao final deste, retornou para a Inglaterra formando-se em perito contador; era também corretor de seguros. Prestou vestibular para a Universidade de Cambridge e foi aprovado mas infelizmente não pode cursar pois foi chamado para servir na Segunda Guerra Mundial na Índia, Iram e Iraque (1939 a 1945).  Durante estes anos manteve-se fiel ao Senhor dando testemunho a vários companheiros e participando dos grupo de oração e estudo bíblico dos soldados que lá se encontravam.  


 
1939

Após a guerra retornou para a Inglaterra onde se casou numa Casa de Oração na cidade de Birmingham numa cerimônia simples pois o país estava em ruínas após a guerra.  Havia racionamento de tudo inclusive de alimentos.  O versículo que serviu de base para a mensagem da cerimônia encontra-se em Mateus 6:33 “Buscai primeiro o reino de Deus e todas estas coisas vos serão acrescentadas” e, este foi o lema da vida do casal.  Tiveram duas filhas: Ingrid Jane Ellis Lipsi casada com Timothy Graham Lipsi (ambos faleceram num acidente em 2007) e Valerie Anne Elizabeth Ellis Hinden casada com Rolf Hinden. 


Casamento na Casa de Oração em Birmingham - Inglaterra


Retornou ao Rio de Janeiro em janeiro de 1954 com a esposa e duas filhas com o intuito de servir ao Senhor junto a seus pais na igreja local, cidade e país que tanto amava. 
Foi presbítero fundador da Casa de Oração no Andaraí; professor de Bíblia na Escola Bíblica do Rio de Janeiro na Casa de Oração em Olaria, RJ; junto com sua esposa incentivou a fundação e cooperou com a UMEAS (União Missionária Evangélica e de Assistência Social); durante vários anos visitava regularmente algumas Casas de Oração da periferia do Rio e Estado do Rio como Petrópolis (Correas) pregando e ensinando a Palavra de Deus; foi presidente nacional da Associação Wycliffe de Tradutores da Bíblia para línguas indígenas no Brasil; tesoureiro da APEC-Rio (Aliança Pró-Evangelização de Crianças); Mentor espiritual da ABU-Rio (Aliança Bíblica Universitária); Fundador da ACHE (Associação Cristã de Homens de Empresa) no Rio; foi membro dos Gideões; co-fundador do Centro Evangélico do Rio de Janeiro (promover Missões de forma inter-denominacional entre os jovens evangélicos do Rio); participou ativamente do comitê de preparação das visitas do navio Doulos da OM ao Rio de Janeiro e depois foi presidente da OM (Operação Mobilização) no Brasil durante 3 anos; sempre que podia incentivava os jovens a se envolver com missões.
Deus sempre lhe proveu trabalho para que pudesse se sustentar e à sua família; nunca teve suporte financeiro de nenhuma agência missionária ou igreja. Tinha convicção do seu ponto de vista doutrinário mas participava em evangelismo e missões inter-denominacionais.
A Casa de Oração no Andaraí lhe prestou uma homenagem póstuma nomeando a congregação no morro do Andaraí onde ele e sua família atuaram de “Centro Comunitário Olaf Ellis”.
Sua esposa sempre esteve ao seu lado sustentando-o em oração e através do seu ministério fiel inicialmente com crianças e depois com as mulheres no morro do Catumbi, na Casa de Oração no Andaraí e por último em Nova Friburgo, RJ.
Faleceu no dia 29 de agosto de 1991 e foi sepultado no Jardim da Saudade, bairro SULACAP no Rio de Janeiro deixando um belo ‘currículo’ de uma vida dedicada ao Senhor com bênçãos sobre suas filhas e netos.

Texto de Valerie Anne Elizabeth Ellis Hinden.



Edward P Ellis, Aagot M Ellis, Olaf Ellis, Elizabeth H Ellis e filhas Ingrid e Valerie
Igreja em Birmingham, 1954


2 comentários:

  1. Maravilhoso saber todas estas informações de conteúdo inimagináveis... sinto orgulho no meu coração de saber e fazer parte desta familia do Senhor Jesus.
    Hélio Martins Baptista

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de servir como missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças no Rio de Janeiro e de reunir-me na Igreja do Andaraí. A convivência com o irmão Olaf, sua esposa Elizabeth foi para mim e minha família uma bênção extraordinária, assim como com a Valérie e Rolf. Amava ouvi-lo quando expunha as Escrituras. Sempre edificantes. O seu amor e dedicação para com a APEC foram sempre notórios. Sinto-me privilegiado em ter conhecido e convivido com este irmão. Também aprecio imensamente os livros escritos pelo seu pai E. Percy Ellis.

    ResponderExcluir