Total de visualizações de página

JOHN MURRAY

 


                John Murray nasceu no dia 9 de fevereiro de 1906, em Falkirk, Escócia. Filho de Masterton Murray e Catherine Chalmers Murray. Seu pai trabalhou nas minas carvão da região, mas o jovem John Murray laborou como marceneiro e depois como polidor de metais numa pequena empresa.

                Embora seu pai não fosse um convertido ao Senhor, John Murray veio a conhecer o amor de Cristo aos 15 anos de idade, em outubro de 1921. Passou a reunir com os irmãos na assembleia de Camelon, um vilarejo de Falkirk, e logo foi batizado. John Murray não obteve uma graduação escolar, nem cursou o seminário, no entanto, Deus lhe deu o dom de ser um excelente pregador, e não demorou para que a igreja reconhecesse seu ministério.

Foi despertado para o trabalho missionário no Brasil, mas faltava-lhe os recursos. Embora não houvesse oposição dos pais, não havia o apoio necessário. No entanto, Deus logo providenciou irmãos que o apoiasse e a assembleia de Camelon sentindo a aprovação do Senhor, o recomendou ao serviço.

Dia 2 de abril de 1927, despediu-se da igreja em Camelon ao embarcar no navio Deseado com destino ao Brasil. Desembarcou no porto do Rio de Janeiro no dia 21 de abril, e ficou hospedado na casa do Sr. F. C. Walters, onde passou um tempo para adaptação e aprendizado na língua portuguesa.

Por volta de fevereiro de 1929, transferiu-se para Uberaba, onde se juntou ao serviço com o Sr. Ricardo D. Jones. Muito empenhado no trabalho, o jovem John Murray pode visitar, de caminhão, alguns municípios no distrito ao oeste de Uberaba, e distribuiu muita literatura. Sendo num desses lugares, ele conseguiu acomodações onde mais de cem pessoas estiveram presentes, principalmente homens, poucos dos quais já tinha ouvido o Evangelho antes. A maioria deles andava armado, motivo pelo qual, nenhum outro pregador visitava esses lugares. Porém John Murray foi convidado a voltar. Em companhia do casal Jones, imprimiram cerca de 3.000 revistas para distribuirem na região dos distritos, que segundo seus relatórios, uma área maior do que o País de Gales e sem nenhum evangelista.

Já no fim do ano de 1929, mudou para Ituiutaba, onde em 1930 alugou um salão para as reuniões, mas não demorou muito e tiveram que entregar o salão ao proprietário. Logo, no ano seguinte, começaram a construção de um novo salão da Av. 21, projetado para 120 assentos. E de fato, muitas pessoas chegaram para ouvir o Evangelho.  O trabalho do Sr. Murray na cidade foi marcado por constantes visitas na cadeia local. Com os estudos e ensino bíblicos, várias pessoas se converteram e foram batizadas.

Em 1932, ajudou o casal King, recém-chegados ao Brasil, em sua adaptação e aprendizado na língua portuguesa.

1934 - Casa de uma família (Sr. João) na região rural de Ituiutaba onde eram realizadas reuniões.
Foto tirada por John Murray

    Em 1935, John Murray foi passar uma temporada na Escócia. Momento precioso em sua vida quando no dia 19 de maio de 1937, casou-se com Elizabeth Robinson Gale Hilton, que nutria da mesma visão missionária. Foi recomendada pela assembleia de Bethany Hall, Camelon. O casal embarcou rumo ao Brasil em julho daquele ano, desembarcando no porto de Santos no dia 3 de agosto.

    D. Elizabeth promoveu em Ituiutaba a reunião feminina. Dentre vários trabalhos, as irmãs faziam costuras e vendiam seus trabalhos manuais para arrecadar fundos para diversas finalidades da Obra de Deus. O trabalho cresceu com a aprovação do Senhor, ao ponto que no dia 12 de janeiro de 1938, 31 pessoas foram batizadas. No ano seguinte, o casal Murray iniciou aulas para alfabetização dos moradores da região.

    

Família Murray

O casal Murray teve 4 filhos. Por problemas de saúde, a família deixou o serviço brasileiro e foi para a Escócia em 1948. Sr. Murray foi chamado à presença do Senhor no dia 4 de janeiro de 1986 e D. Elizabeth em 12 de fevereiro de 1991.




Nenhum comentário:

Postar um comentário