Total de visualizações de página

ROBERT EDWARD GLASGOW

 


                Robert Edward Glasgow nasceu no dia 19 de dezembro de 1922 em Willoughby, Austrália. Filho de William e Eileen Glasgow, foi o primeiro dos sete filhos do casal. Aos 15 anos de idade ele foi para Sidney para trabalhar como Office-boy e usava sua bicicleta como ferramenta de trabalho. Quando veio a Segunda Guerra mundial, o governo australiano convocou os jovens para o serviço, e o jovem Bob foi designado pelo exército para trabalhar como lenhador nas montanhas.

                Depois da Guerra, Bob Glasgow voltou para Sidney onde começou a reunir numa assembleia local e ali ele conheceu irmãos que permaneceram seus amigos por muitos anos. Mas foi em Brisbane, cerca de uns 900km de Sidnei, que ele conheceu Heather Burge, com quem se casou em 4 de janeiro de 1946. Do fruto desse casamento, nasceram 3 filhas e 1 filho. Sr. Glasgow tinha uma mercearia na cidade, dirigindo um caminhão que enchia com frutas e legumes dos mercados, entregando pedidos aos clientes. Quando a primeira filha nasceu, a família se mudou para a Nova Zelândia. Mais tarde, depois do nascimento da quarta filha, a família se mudou para Oxley na Austrália, onde Bob Glasgow trabalhou como contador após sua formação na profissão.

A família em 1964. Bob e Heather Glasgow e os filhos, Heatherbell, Keith, Jenni e Roslyn

                Posteriormente a família se mudou para Melbourne, onde Sr. Glasgow trabalhou no escritório da Swift, uma empresa de carnes. A família então começou a reunir com a assembleia da Wattle Park Chapel e Bob Glasgow fez muitos amigos ali. Ele ficou muito interessado por missões ao levar costumeiramente para casa missionários de fora para jantar com a família no domingo. Às vezes, os missionários permaneciam e Sr. Glasgow conversava com eles noite adentro sobre o trabalho. Quando ele perdeu o emprego na Swift e se tornou professor do ensino médio, soube por um missionário visitante que eram necessários professores na Lushington School, na Índia. Ele se inscreveu e foi aceito, e a família se mudou para a Índia em março de 1964. Na Índia, Sr. Glasgow conheceu novos cristãos, visitou muitos centros missionários no país e contribuiu, através de seus relatórios, para os boletins da Echoes of Service e outras revistas missionárias. No entanto, nesse período, a filha Jenni ficou gravemente enferma e a família voltou para a Austrália em agosto de 1966. Alguns anos depois, em 1974, Echoes of Service publicou o livro “STILL 500 MILLION TO REACH” (Ainda faltam 500 milhões a serem alcançados), baseado nos eficientes relatórios do Sr. Glasgow sobre a Índia.

Livro "Still 500 Million To Reach" (Ainda faltam 500 milhões a serem alcançados) - 1974

                O coração do casal Glasgow pulsava missões, e a família se mudou novamente para a Nova Zelândia onde permaneceram 2 anos, mas sentiram o chamado do Senhor para o campo brasileiro. Conversaram com os anciãos da Assembleia de Wattle Park e a igreja os recomendou para o serviço em 1970. Os filhos já estavam crescidos e o casal embarcou rumo ao Brasil através de um navio comercial. A bordo, havia placas com palavras em português, e o Sr. Glasgow perguntou a um dos tripulantes como se dizia “obrigado” na língua portuguesa, e foi a primeira palavra que aprendeu. O casal desembarcou no porto do Rio de Janeiro no dia 14 de dezembro de 1970. Na primeira noite, pousaram na casa do Sr. Olaf Ellis, depois foram para a casa do Sr. George Orr em Santo André-SP. Dali, alugaram uma casa em Tupi Paulista, onde por quatro meses permaneceram estudando o idioma português com o irmão Luiz Soares. Tupi Paulista fica nas imediações da divisa do Estado de São Paulo com o Mato Grosso e o casal conheceu as igrejas na região de Miranda-MT, Junco e Belo Horizonte e, principalmente Baurú, onde fixaram residência. O casal também estendeu suas viagens para o Paraná, Rondônia, Acre e Bolívia, sempre acompanhando de perto o serviço e prestando relatórios ao conhecimento das revistas missionárias. Sua estada em Baurú foi fundamental para a acolhida de vários missionários vindos da Nova Zelândia para o serviço missionário na cidade. Durante o ano de 1975, residiram em Piraju-SP.

A partir da esquerda: Donald DeWeese, Floyd Pierce, Bob Glasgow, Robert Moon, Luiz Soares, Jayro Gonçalves, Ramon Jáné, Francisco Fraga, John McClelland e Gorge Orr.

                O casal Glasgow trabalhou com muita dedicação no Brasil. Sua vida, seu carro, sua casa, tudo era para a obra do Senhor. Sr. Glasgow foi várias vezes até os subúrbios pobres com seu carro para levar as crianças a Casa de Oração para participarem de programas infantis e depois as levava de volta para casa. O carro de Bob Glasgow era como uma lata de peixe, diziam em brincadeira. Ele viajou com seu carro com o propósito na obra de Deus, foi visitar muitas assembleias para encorajar os cristãos em suas vidas. Durante os 25 anos de muito serviço no Brasil, o casal ainda encontrava tempo para as frequentes viagens que fazia a Nova Zelândia e Austrália a fim de visitar os filhos e netos. Numa dessas viagens, ao sofrer um acidente que o levou a internação hospitalar, nosso irmão foi promovido à presença do Senhor no dia 13 de maio de 1996.

D. Flora, (Como os brasileiros a chamavam) e Sr. Glasgow.

Uma recordação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário