Total de visualizações de página

MARY NETHERTON

 




        Mary Netherton nasceu em 08 de agosto de 1914, em Stanley, na cidade de Consett, Inglaterra. Filha de Joseph e Charlotte Netherton, foi criada em um lar cristão. Mary se converteu ao Senhor em 1926, aos 12 anos de idade, e em maio daquele ano foi batizada, congregando com os irmãos da Assembleia de Consett.

                Desde cedo Mary sentiu o desejo pela enfermagem, julgando que poderia usar sua profissão como um serviço ao Senhor, e, seu pai, padeiro autônomo, não mediu esforços para auxiliar nos estudos da filha, que se formou pelo Instituto Bíblico Glasgow de Treinamento. Ela pôde adquirir experiências num asilo para mulheres em Croydon no período de 1932 a 1934.

                “Desde que entreguei meu coração e minha vida ao Senhor, meu único objetivo foi conhecê-lo, e servi-lo quando fosse chamada por Ele. Seu amor realmente encheu meu coração e a vida n’Ele me constrangeu, e me deu um desejo ardente de contar e espalhar Seu amor redentor, e Poder para dar a Vida Eterna. Sinto que posso dizer que meu desejo é que Cristo seja engrandecido em muitos, e que Sua Glória seja meu único objetivo.” Escreveu Mary.

                A irmã Mary Netherton sentiu o chamado para servir ao Senhor no trabalho missionário, mas então veio a Segunda Guerra Mundial, da qual se dedicou no cuidado aos enfermos. Passada a Guerra, nossa irmã estava, enfim, pronta para o “ide”. Ela foi recomendada para o serviço por duas igrejas da Inglaterra, Rye Lane Gospel Hall, na Rua Heaton, em Peckham Rye e Berwick Hall em Gateshead. Até que no dia 8 de outubro de 1948, despediu-se de sua família na Inglaterra, embarcando no navio Alcantara através do porto de Southampton, rumo ao Brasil, cuja despesa da passagem foi providenciada pelos seus pais. Desembarcou no Rio de Janeiro no dia 22 de outubro, e dali, partiu rumo a Carangola, onde passou por um período de adaptação aprendendo a língua portuguesa com o Sr. WilliamAnglin.

                Após o período de adaptação, no início de 1950, fixou residência em Ponte Alta, na casa dos irmãos Valdinho e Belinha, onde muitas vezes, Dona Maria Inglesa, como ficou conhecida pelos brasileiros, cumpria sua missão a pé pela região, visitando os doentes e evangelizando. Ali também cooperou com uma classe para crianças, utilizando os recursos de um flanelógrafo.

   

D. Mary Netherton e irmãos em Ponte Alta.


                Em 1952, após muitas orações e uma breve visita à Inglaterra, ela foi morar em São Francisco da Glória em uma casa que mandou construir. Na região, em companhia dos irmãos evangelistas Antônio Alves Monteiro e José Dutra, sofreu dura perseguição por parte da população religiosa, muitos influenciados por seu líder, o Padre Bruno. O antecessor do Padre Bruno na cidade, Padre Ernesto, se converteu após muitas conversas com o irmão Antônio sobre o caminho da salvação, e isso pôde ter sido o motivo de tanta oposição. Em novembro de 1953, houve uma procissão que parou propositalmente na porta da casa de Mary, e as pessoas gritaram exigindo a saída da missionária, ameaçando arrastá-la para fora e sob ameaças de queimar a casa, até que a Mão do Senhor os impediu de entrar, enviando, em duas ocasiões, forte tempestade, dispersando assim a multidão. Foram dias difíceis com forte oposição e perseguição a ponto de numa ocasião, três mulheres perseguirem D. Mary pela rua, forçando-a a voltar para casa. Noutra feita, quando os irmãos evangelistas, Antônio Monteiro e José Dutra, estavam pregando ao ar livre, foram notificados pelo delegado local que o Padre Bruno estava planejando um ataque através de homens maldosos, e não demorou muito até que uma pedra atingiu a testa do irmão Antônio Alves, que caiu inconsciente. Passava por ali naquele momento, um vizinho de D. Mary por nome de José Luis, a quem tinha muito apreço, e por ser conhecido na região como um matador muito temido, populares que estavam furiosos, vendo-o chegar, se dispersaram. As notícias sobre as perseguições estavam chegando na Inglaterra, e a igreja se colocou no caminho da oração, até que em 1954 o Padre Bruno foi removido da região, e a partir dali, não mais se ouviu manifestações contrárias. O Evangelho foi anunciado livremente nas regiões, e reuniões ao ar livre com 200 ouvintes.

Irmão Antônio Alves Monteiro, após o ataque.


                D. Mary Netherton, por onde passou, contribuiu muito com o trabalho infantil, montando classes e preparando material. Ajudou o Sr. Anglin levando as crianças nas férias para a Marataízes-ES a fim de conhecerem o mar.

Classe de crianças de São Francisco da Glória nas férias indo conhecer o mar em Marataízes-ES, casa do Sr. Anglin.


                Foi por volta de 1958 que D. Mary Netherton foi morar em Carangola, reunindo com os irmãos do bairro Triangulo, onde também construiu uma residência. A igreja mantinha dois pontos de pregação e até que veio o momento de erguer uma Casa de Oração no bairro Santo Onofre, cuja inauguração se deu no dia 4 de outubro de 1960, com a presença aproximada de 400 a 500 pessoas, cujos preletores foram os Srs. Albert Storrie e John McClelland.

                Momento de felicidade na vida da missionária foi quando em 1963, chega ao Brasil, sua irmã, Enid Netherton, que ficou conhecida pelos brasileiros como Irmã Enedina. Residiram no bairro Ouro Verde onde construíram uma casa. As irmãs ajudaram as jovens no aprendizado do tricô e crochê, ensinando evangelizando.

As irmãs Enid e Mary Netherton


                D. Mary Netherton veio a falecer em casa no dia 11 de setembro de 1970, aos 56 anos de idade, após complicações renais onde já havia passado por cirurgia. Foi sepultada em Carangola. D. Enid, permaneceu por alguns meses na cidade e voltou para a Inglaterra, onde partiu para o Senhor em 03 de dezembro de 2017, aos 99 anos de idade.

Jazigo em Carangola-MG



Nenhum comentário:

Postar um comentário