Total de visualizações de página

JAYRO GONÇALVES

 


            Jayro Gonçalves nasceu no dia 18 de setembro de 1929, na cidade de São Paulo. Foi um dentre cinco filhos de Alexandre Rodrigues Gonçalves e Palmyra de Jesus Gonçalves, um casal de portugueses que chegou no Brasil em outubro de 1924, juntamente com o filho mais velho, Joaquim, então com três anos de idade. Seu pai chegou ao Brasil foragido de Portugal na condição de agitador comunista e, sem qualquer recurso financeiro e sem conhecer qualquer pessoa, sua família foi acolhida por uma família portuguesa presbiteriana, resultando logo em seguida na conversão de seus pais, que se tornaram consagrados servos de Deus, sendo determinantes para a conversão do avô e outros familiares do irmão Luiz Soares.

                Foi por volta do ano de 1934, quando Jayro tinha quatro anos de idade que teve sua primeira experiência com Deus. Estando a família reunida da Igreja Presbiteriana da Bela Vista, ouviu o coral entoar o hino “Nome Precioso”, cujos primeiros versos são “Leva tu contigo o nome de Jesus, o Salvador...” Deus ali falou profundamente em seu coração. Já no ano de 1939, aos 10 anos de idade, reuniu pela primeira vez com os irmãos em Vila Clementino, na classe de crianças na Escola Domincal, dada a transferência de seus pais para a igreja dos “irmãos”. Mas foi no dia 2 de novembro de 1944, aos 15 anos de idade, após ouvir uma pregação, que Jayro entregou sua vida a Cristo, e foi batizado em 1 de maio de 1945.

                Iniciou a vida profissional aos 16 anos, quando o Sr. William Goldsmith o levou para trabalhar com ele numa empresa de móveis em São Paulo. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e partir dali o Senhor foi abrindo portas no exercício de muitas outras funções e cargos nas áreas privada e governamental.

                Em 29 de dezembro de 1951, casou-se com Urandy Trench e do fruto do casamento nasceram 1 filho e 4 filhas.

Aos 25 de anos de idade passou a compor o presbitério da Igreja em Vila Clementino, responsabilidade que exerceu com fidelidade até o fim. Além da longa atividade profissional secular, e as tarefas na igreja local, exerceu seus dons no ministério evangelístico e no da edificação do povo de Deus, através de conferências, cursos, produção literária em publicações de diversos periódicos, em várias regiões do Brasil e de outros países.

Da esquerda para a direita: Em pé, Robert Glasgow, William Giles, Brian Goodwin
Sentados: Jayro Gonçalves, James Nichols, Donald DeWeese e Harry Reid


                Por volta do ano de 1977, apoiou seu filho Jayrinho, já formado pelo seminário Palavra da Vida, na formação na diretoria da Editora Musical e Literária Elo, sendo feito naquela ocasião, o lançamento do primeiro disco “Nova Jerusalém” e, a partir dali, outros LP’s, levando a mensagem do Evangelho no Brasil e no exterior. No dia 14 de abril de 1981, quis o Senhor receber em Seus braços o filho Jayrinho, a nora Hélia e o neto André, em um trágico acidente automobilístico. Foram dias difíceis para o irmão Jayro, esposa Urandy e filhas. Cartas com palavras de consolo chegaram de todas as partes, porém uma delas o fez refletir. Foi a carta de uma irmã que escreveu algo assim: “No episódio de Abraão e Isaque, Deus não quis tratar com Isaque, mas sim com Abraão”. O irmão Jayro então sentiu o chamado do Senhor para a dedicação integral ao Seu glorioso Ministério, renunciando à magistratura e a outros envolvimentos da vida profissional, para ficar, apenas, à disposição do Senhor, para servi-Lo onde Ele determinasse.

Carregando o ônibus para uma excursão do grupo Elo: Almir, Oscar, Nilton, Rege, Paulão e Jayro

                Por mais de 30 anos nosso irmão, em tempo integral, exerceu seus dons com dedicação, evangelizando e ensinado por várias regiões no Brasil e Portugal, através de conferências e produção literária. Ficou à frente da Instituição Distribuidora Evangélica IDE, esforçando-se para ajudar as igrejas e os irmãos em geral a terem a visão missionária e empregar-se nessa tarefa, através de encontros missionários anuais, realizados em São Paulo. Dedicou-se ainda a Escola Bíblica Samuel, funcionando na Igreja de Vila Clementino, com vistas ao ensino sistemático das Escrituras.

                Nosso irmão foi promovido à presença do Senhor em 24 de abril de 2021, aos 91 anos de idade. Louvado seja o Senhor pela vida e testemunho de nosso irmão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário