Total de visualizações de página

HAROLD FREDERICK WILDISH



            Harold Frederick Wildish nasceu em 1903 em Croydon, Inglaterra. Filho de Edward e Edith Wildish, foi criado num lar cristão e se converteu aos doze anos de idade.

                A primeira vez que Harold Wildish tentou pregar, ele tinha dezoito anos. Seu público era um grupo de bebedores ingleses tarde da noite. Assim que ele começou a falar, um homem gritou: “Filho, sua mãe sabe que você está aqui?” De repente, um homem abriu caminho no meio dos ouvintes. Era o pai de Harold. "Minha esposa e eu sabíamos que nosso filho estava fora", disse ele. "Preferimos vê-lo pregando o Evangelho a passar as noites bebendo ou farreando... Estou envergonhado que um homem da sua idade zombasse de um jovem querendo falar aos outros sobre Cristo." O resultado foi que, quando Harold voltou para casa ferido no espírito, seu pai levou aquele homem a Cristo, e descobriu-se que ele na ocasião tinha um filho na prisão.

                Harold trabalhava numa fábrica e esperava que Deus lhe mostrasse em que e como ele podia ser útil em Sua obra. Nenhuma resposta veio de imediato, no entanto, numa noite ele orou mais firmemente pedindo ao Senhor uma resposta. Ele voltou para casa e encontrou um bilhete junto aos seus pertences. Alguém havia escrito para ele uma carta citando a grande comissão (que manda os cristãos irem pelo mundo inteiro) e com ela outras palavras encorajando-o a ser um missionário.

                Três anos depois, Harold recebeu uma carta de cristãos pedindo-lhe para ocupar o lugar de um homem que não poderia ir para a Amazônia. Ele tinha uma libra inglesa. Depois de ler a carta em sua cama, pediu ao Senhor para suprir o que ele precisava. Na manhã seguinte, ele recebeu 25 libras junto a uma carta de um empresário cristão. "Mas devo ter 35", orou ele ao Senhor. No dia seguinte, recebeu mais dez libras numa outra carta do mesmo empresário, dizendo: "Não consegui dormir ontem à noite pensando em você", escreveu o homem. "Eu acredito que você deve precisar das dez libras em anexo."

                Harold tinha o apoio da assembleia em Westcliff-on-Sea, e em 4 de junho de 1925 foi recomendado pela igreja. No dia seguinte embarcou no navio Amakura através do porto de Liverpool ruma a Guiana (Então Guiana Britânica), onde a princípio se instalou na base missionária na capital Georgetown.


Base da missão a margem do Rio Berbice em Georgetown, Guiana.

                Depois de sua adaptação na Guiana, no dia 4 de abril de 1927, Harold segue uma jornada de 1.400 km rumo a Manaus, enfrentando no trajeto muitas dificuldades, tendo frequentemente a necessidade de improvisar o itinerário, que era quase sempre por meio de pequenos barcos, pois os transportes eram muito escassos.

                Em 1928 ganhou a companhia do Sr. Philip Tate no serviço missionário e a partir de Manaus, puderam navegar e alcançar várias localidades indígenas do Amazonas, como os Parintins, Moué e ainda comunidades ribeirinhas até chegarem no Acre. Eram viagens duradouras e cansativas, muitas vezes cruzavam rios por um dia inteiro sem encontrar uma única habitação, e certa ocasião o Senhor os livrou dos índios que queriam matá-los. Em dado momento passou algum desânimo em Harold, visto que em sua avaliação não estava vendo os resultados, ao ponto de se perguntar: “Porque estou aqui?” Muito embora, alguns índios já tinham o conhecimento do Salvador, ao ponto de ele testemunhar o cântico de hinos e orações na língua Tupi. Pouco tempo depois a esse desânimo, os missionários encontraram uma jovem que havia sido espancada pelos seus pais e deixada na selva para morrer, e então, depois de receber o amparo que precisava, ela se converteu. Isso fez com que Harold refletisse sua fé e sobre os cuidados do Senhor. Mais tarde, ele escreveu um livro sobre suas experiências, “Among the Savage Redskins of the Amazon.” (Entre os índios selvagens da Amazônia).

Livro "Among the Savage Redskins of the Amazon". (1962)

                Depois de excessivos casos de malária, Harold Wildish deixou o campo missionário indígena e voltou para a Inglaterra, onde no dia 27 de julho de 1929 se casou com Marion Hilda Arrol que também tinha um chamado missionário. Ela foi recomendada pela assembleia de Coleman Street, Southend on Sea, Rochford, Essex. Do fruto desse casamento, nasceram três filhos: David, Andrew e Joy.

                Sr Wildish voltou para a Guiana onde desenvolveu um grande trabalho evangelístico juntamente com sua esposa Marion. O casal chegou em Georgetown em 14 de julho de 1930. Na base missionária de Georgetown, pode auxiliar e receber vários evangelistas, dentre eles, Thomas Moses, que trabalhou por muitos anos no Pará.

                Em 1932 o casal é despertado para o trabalho missionário na Jamaica, onde fixaram residência na capital Kingston. Desenvolveram ali um grande trabalho de evangelização por toda a ilha, implantando várias igrejas. Um método eficiente no serviço missionário foi a utilização das tendas móveis, onde uma chegou até ser destruída com a passagem de um furação pela ilha.

Sr. Calcraft à esquerda e Sr. Wildish numa tenda missionária na Jamaica.

        Aquele menino que falou tão desajeitadamente em sua primeira tentativa tornou-se um grande evangelista, e por 50 anos anunciou o Evangelho com fidelidade na Jamaica. Sr. Harold Frederick Wildish foi chamado à presença do Senhor aos 78 anos de idade, no dia 24 de dezembro de 1981, em Kingston, onde foi sepultado e Marion Hilda Wildish no dia 26 de julho de 1994 aos 90 anos de idade. 






Um comentário: