Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA E QUEM SOMOS

             O movimento dos “irmãos” é conhecido e formado por cristãos indenominacionais, que se reúnem num terreno comum a todos os que pertencem à Igreja de Cristo.
Os iniciadores deste movimento, eram jovens, a maioria ligada ao Trinity College, Dublin, Irlanda. Buscavam encontrar uma forma em que pudessem reunir-se para adoração e comunhão, desprezando as barreiras denominacionais, reunidos simplesmente como “irmãos em Cristo”. 
Como procuravam reunir-se nesta simplicidade, não pretendendo formar um grupo à parte, não usavam qualquer nome que os diferençasse dos grupos existentes. Não faziam ideia que começavam um movimento, e não tinham esta intenção, pois isto seria a negação do verdadeiro propósito pelo qual se reuniam. Por volta de 1825-1827, em várias cidades da Irlanda e da Inglaterra, foram se formando pequenos grupos de discípulos de Cristo para um estudo mais aprofundado das Escrituras. Eram crentes que pertenciam a denominações diversas.

                O movimento se espalhou pelo Continente Europeu, na Inglaterra receberam o nome de “irmãos de Plymouth” (Plymouth Brethrem), porque no início, formou-se uma igreja local bem numerosa na cidade de Plymouth. Em outros lugares são chamados de “darbistas” (Por causa de John Nelson Darby) para designar o grupo exclusivista. No Brasil, em alguns lugares são conhecidos como “igreja cristã”, “irmãos unidos” e até mesmo “casa de oração” por geralmente denominarem assim a casa onde se reúnem.
Sobre este assunto, assim escreveu o irmão Silas G. Filgueiras:

“A existência de muitos nomes indica que nenhum satisfaz plenamente, porque nenhum preenche a finalidade e alguns envolvem alguma inverdade. O desejo, porém, tem sido sempre o de se reunirem como cristãos, remidos por Cristo, como uma expressão local da Igreja de Cristo na terra, sem usar qualquer nome, ou outro distintivo, com o fito de direfençá-los dos outros irmãos em Cristo. Esta é a razão de preferirem tratarem-se uns aos outros como “irmãos” (com “i” minúsculo) por ser um nome aplicável a todos os membros da Igreja de Cristo na terra, não podendo, entretanto, ser apropriado por um grupo somente. A ideia de divisão em grupos e o uso de nomes para se designarem é um mal que começou muito cedo na história da Igreja, e que foi prontamente condenado por Paulo. (1 Co 1.11-13).
O uso de designações, tais como “irmãos”, “igreja cristã” não escapa à acusação de ser impróprio, uma vez que toma para um grupo, nomes que pertencem a todo o povo de Deus, embora, diga-se de passagem, nomes como “presbiteriano”, “batista”, “assembleia de Deus”, etc. são também passíveis da mesma acusação.
O importante não é pertencer a este ou àquele grupo, porém, pela graça de Deus, ter um espírito indenominacional, e ter a visão da comunhão universal, da única verdadeira Igreja que é formada por “todos os que, em todo lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”. (1 Co 1.2) “
          No Brasil, o primeiro grupo a reunir-se, foi em 1878, na cidade do Rio de Janeiro à rua da América, 4, formado por membros oriundos da Igreja Fluminense, influenciados por Richard Holden, então residente em Portugal, que fora co-pastor da igreja Fluminense quando esteve no Brasil.
              Mais tarde, em 1896, chega o primeiro missionário ao Brasil. Stuart Edmund Mc Nair. Atuando primeiro na cidade do Rio de Janeiro, depois Petrópolis, Sampaio, Del Castilho, Bemposta e Zona da Mata, região limítrofe entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, posteriormente fixando residência em Conceição de Carangola-MG.  
                   Não se sabe ao certo quantas igrejas locais existem hoje no Brasil, porém estima-se mais 700 espalhadas por todas as regiões, sendo a região Sudeste com maior número.

                                       CONVICÇÕES E POSIÇÃO DOS “IRMÃOS”

     
A)     A Igreja de Cristo é constituída de todos os que foram comprados com Seu sangue (Atos 20.28) e Jesus orou para que todos fossem um (Jo 17.21), e assim sendo a divisão em seitas, partidos e denominações  é contrária à vontade de Deus (1 Cor 1.11-13). O argumento de que as divisões estimulam os crentes a se esforçarem pela sua denominação, produzindo emulação, e assim dão maior contribuição para o progresso do Evangelho, é pensamento humano, esquecendo que a obra de Deus é somente aquela feita pelo poder de Deus, dirigida pelo Espírito Santo.

B)      Entendem que no Novo Testamento não encontramos base para a divisão dos crentes em ordenados (clero) e não ordenados (leigos), colocando assim, todos os crentes no mesmo nível eclesiástico. Também não encontramos o ensino de que a execução de certos atos (batismo, Ceia do Senhor, etc.) fica restrita aos ordenados, ou a uma classe.

C)   Impedem a promoção pessoal e condenam o culto da personalidade.

D)      Consideram a distinção entre Israel e a Igreja de Cristo, que são ambos povo de Deus, porém tem bênçãos e privilégios próprios a cada um.

E)     Suas igrejas locais são autônomas, mantendo somente relações de fraternidade cristã umas com as outras. O governo é exercido pela igreja reunida, e por unanimidade (1 Co 1.10; Rm 12.16). Compreendem que é o Espírito Santo quem dirige as reuniões da igreja, e usa os instrumentos que Ele escolhe como no citar hinos, orar, ler um texto das Escrituras, fazer o comentário do mesmo, etc. Quanto ao ministério, na reunião da igreja, os “irmãos” seguem o princípio da liberdade de ministério segundo os dons concedidos pelo Espírito Santo, conforme I Cor 14.26-33, mas entendem que o ministério não proveitoso deve ser evitado, ou não permitido.

F)      Entendem estes irmãos que na Bíblia se encontra todo o ensino sobre a Igreja, e só nela. Não há outra fonte de informação. Quando não há um ensino claro a respeito de determinado assunto, não deve ser estabelecida uma interpretação que terá de ser aceita por todos.

Sinésio Barreto, Petrópolis-RJ

Bibliografia:
- Álbum de Reminiscências - Stuart E. McNair
- Mais Reminiscências - Stuart E. McNair
- "Os irmãos" - Silas G. Filgueiras
- Convicção e posição dos "irmãos"
- A History of the Brethrem Movement - F. Roy Coad

                  LEIA TAMBÉM NOSSAS BIOGRAFIAS!     ⇛



46 comentários:

  1. Excelente!!! Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou no meio deles. ( Palavras do Senhor) Isso é igreja.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe este trabalho tão importante Sinésio!!

    ResponderExcluir
  3. Vá em frente amigo! Toda iniciativa desse nível merece parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Sinésio. As vezes uma boa forma de andar na linha é olhar para trás.
    Pena que tem gente votando exatamente para onde nossos irmãos lutaram pra sair!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jabesmar! É verdade, muitos por falta de conhecimento, já outros, conhecem a história, mas receio não terem compreendido o real propósito do ajuntamento.
      Ainda tenho cerca de 15 biografias a serem postadas, à medida em que vou preparando-as, vou postando. Abraços!

      Excluir
    2. Por favor, faça isso! Reúno no interior de RO! Abraço!

      Excluir
  5. Muito bom mesmo meu irmão, Sinésio. E concordo com o mano Jabesmar Guimarães!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão! Ainda tenho outras biografias a serem postadas. Abraço!

      Excluir
  6. Muito bom! Se faz necessário esse tipo de trabalho, pois hoje tem se levantado pessoas contando a história de forma equivocada. Deus abençoe o irmão

    ResponderExcluir
  7. Olá, irmão. Gostaria de saber onde os irmãos se reúnem na cidade do Rio de Janeiro. Tenho muito interesse em participar de uma reunião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, Bom dia! Obrigado pela postagem! Segue abaixo, qualquer dúvida, estamos às ordens!

      1. Rua Monte da Fé, 12, Bairro Acari, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.530.000

      2. Caminho de Santo André, 925 ou Caixa Postal 48481, Bairro Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.531.970

      3. Rua José Marcelino Vasconcelos, 36, Bairro Anchieta, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.655.480

      4. Rua Paula Brito, 770, Bairro Andaraí, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.541.190

      5. Rua Dr. Alexandre Plemont, 57, Bairro Barreira do Vasco, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.921.260 - Tel: (21) 2580 0400 - Email: icebv@yahoo.com.br

      6. Rua Arapa, 208, Bairro Bom Sucesso - Ramos - Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.060.540

      7. Estrada do Margaça, QD 28, LT 34, Bairro Campo Grande - Jardim Cinco Marias, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.032.610

      8. Rua Reverência, 172, Jacarepaguá - Curicica, Riode Janeiro/ RJ - Cep: 22.780.580 - Tel: (21) 3285 9111

      9. Estrada dos Teixeiras, 1093, Jacarepaguá - Taquaral da Serra, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 22.723.200

      10. Rua Assis Republicano, 86, Bairro Freguesia, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 22.745.030

      11. Travessa da Mina, 77, Bairro Honório Gurgel, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.511.520 - Tel: (21) 3373 0158

      12. Rua Ademar, 13, Ilha do Governador - Cacuia, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.930.380 Tel: (21) 3363 6733 (Igreja)

      13. Travessa Darci Vargas, 14, Bairro Jacarezinho, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.972.070 - Tel: (21) 2241 1871

      14. Rua Piraquê, 220, Bairro Madureira, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.360.110 - Tel: (21) 2481 6177

      15. Rua Antônio Rego, 590, Bairro Olaria, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.073.310 - Tel: (21) 2280 0445 (Igreja)

      16. Avenida Cesário de Melo, 9671, Bairro Campo Grande - Paciência, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.585.127 ou 25.385.127 - Tel: (21) 2406 0216

      17. Rua General José Faustino, 15, Bairro Padre Miguel ou Realengo, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.721.050

      18. Rua Seival, 05 ou 36, Bairro Pavuna, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.532.250

      Excluir
    2. CONTINUAÇÃO...

      19. Rua São Francisco de Assis, 05, Bairro Penha - Parque Proletário da Penha, rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.072.430 - Tel: (21) 3241 7790 (Igreja) 3333 4595 ou 9426 9706 (Lenilson Fraga) - Email: fragamis

      20. Rua João Ribeiro, 265, Bairro Pilares ou Taquara, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.750.090

      21. Estrada do Itararé, 780, Rua C N 07, Bairro Ramos, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.061.240 - Tel: (21) 2290 5660

      22. Rua Jornalista Cândido Campos, 64, Bairro Realengo - Barata, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.770.070

      23. Rua Roberval Cordeiro de Farias, 366, Bairro Recreio dos Bandeirantes, rio de Janeiro/ RJ - Cep: 22.795.325 - Tel: (21) 3015 1423

      24. Rua Santo Agostinho, A/C Rua Paula Brito, 770, Bairro Andaraí, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.541.590

      25. Rua São Carlos, 104, Bairro Estácio, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.250.050 - Tel: (21) 2273 8673 (Igreja)

      26. Rua Bernardino da Silva Matos, 06 ou 16, Conjunto João XXIII, Bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.560.310 - Email: iecaxxiii@bol.com.br

      27. Travessão Franciscano, 02, Bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro/ RHJ - Cep: 23.570.500

      28. Rua São José, 168, Bairro Santíssimo, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.010.156

      29. Rua Olga, 56, Bairro Senador Camará, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.843.150 - Tel: (21) 2402 2487 (Igreja)

      30. Rua Mapendi, 849, Bairro Jacarepaguá - Taquara, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 22.710.255

      31. Rua Conselheiro Galvão, 688, Bairro Turiaçu, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.540.000 - Tel: (21) 2489 5755

      32. Estrada do Quafa, 366, Bairro Bangu - Vila Kennedy, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.853.050 - Tel: (21) 3157 5108

      33. Rua Álvaro Alberto, 01, (Antiga Severiana das Chagas), Bairro Santa Cruz, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.510.050

      34. Travessa Bernardino da Silva Matos, 16. João XXIII, Santa Cruz, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 23.560.311 - Tel: (21) 3157 5383 - (Pr. Eliezer Antunes)

      35. Estrada do Dendê, 875, Moneró (Tauá), Ilha do Governador, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 21.920.000 - Tel: (21) 964741367 - (Pr. Osmar Lins)

      36. Rua Brasília do Cajú, 32, Bairro Caju, Rio de Janeiro/ RJ - Cep: 20.931.005 - Tel: (21) 964407156 - (Wellington Marques de Freitas) - Email:

      Excluir
  8. Você poderia Divulgar a DLC, a editora que tem o maior acervo no Brasil de livros dos irmãos antigos.

    Julio Ometto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão! Obrigado pela postagem! Muito aprecio os livros DLC. Vou analisar e retorno. Obrigado!

      Excluir
  9. Irmão, gostaria de conhecer irmãos que se reúnem assim em Brasília. Você poderia me ajudar? Mateus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Mateus, Muito obrigado pela postagem! Segue abaixo os endereços no DF. Caso tenha alguma dúvida, não hesite em contactar-nos. Abraços!

      1. QNM 18, Conjunto H, Casa 1, Bairro Ceilândia, Brasília/ DF - Cep: 72.210.188

      2. Q33, Lote 92, Bairro Gama - Setor Oeste ou Santa Maria, Brasília/ DF - Cep: 72.420.330

      3. QNN 20, Conjunto P, Casa 18, (Guariroba) Bairro Ceilândia, Brasília/ DF - Cep: 72.210.188

      4. Q 206, Conjunto 6, Lote 4, 4 - 206, Bairro Recanto das Emas, Brasília/ DF - Cep: 72.600.000

      5. QS 314, Conjunto 2, Lote 3, Bairro Samambaia, Brasília/ DF - Cep: 72.320.168

      6. QC 1, Conjunto F, Lote 15, 15-01, Bairro Santa Maria, Brasília/ DF - Cep: 72.535.060

      7. QNA 19, 30/32/34, Taguatinga Norte, Bairro Taguatinga, Brasília/ DF - Cep: 71.805.710.

      8. QSD 39, Lote 23 - Sul, Bairro Taguatinga, Brasília/ DF - Cep: 72.020.390

      9. QSD 47, Lote 20, Bairro Taguatinga, Brasília/ DF - Cep: 72.020.390

      Excluir
    2. Esses locais, na maioria identificados com a placa Igreja Cristã Casa de Oração é o mesmo movimento dos irmãos? O trabalho do irmão Mário Persona tem relação com a casa de Oração?

      Excluir
    3. Sim, na maioria, levam a placa Casa de Oração, por assim denominarem a casa onde reúnem (não a igreja). Quanto a segunda pergunta, acredito que ele não tenha ligação direta com o movimento dos "irmãos", todavia, se ele tem a visão da Igreja de Cristo num terreno comum a todos que foram comprados pelo sangue do Senhor Jesus, ele está ligado (ainda que não saiba) :)

      Excluir
    4. Boa tarde irmão!
      Vc tem endereço de irmãos em Manaus?

      Excluir
    5. Bom dia, obrigado pela postagem!
      Segue conforme solicitado:
      Rua São Paulo, 97, Bairro Cidade Nova, Manaus/ AM - Cep: 69.091.970.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    6. O templo em Jerusalém será chamado casa de oração(MT 21:13), não os locais de reunião da igreja, os apóstolos se reuniam em cenáculos e casas, não tem menção bíblica de que eles se reuniam em um lugar chamado "casa de oração", seria bom que os homens parassem de dar ênfase ao local dando nomes especiais, e voltassem a dar ênfase ao Nome de Quem está presente, me reúno ao Nome do Senhor Jesus Cristo em Gama, cumprimentos a todos.

      Excluir
  10. Meu irmão, achei muito bom e enriquecedor este artigo. Entretanto, os pontos D e F das convicções (final do texto) me pareceram contraditórios, afinal o ponto D pode não ser um assunto tão claro para todos, logo, por F: "não deveria ser estabelecida uma interpretação que terá de ser aceita por todos"
    O que te parece? Entendo que o grande feito do movimento foi evitar uma "confissão de fé" que cative a interpretação de assuntos não assenciais a fé em Cristo, então formalizar ainda que somente este ponto seria contraditório ao próprio movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Attila, obrigado pela postagem! De fato, evitar uma "confissão de fé" deve ser uma constante, todavia, neste ponto "D", entendo ser esta a interpretação comum por tudo aquilo que já li nos escritos de nossos irmãos do passado e presente. O motivo desta formalização é que ao meu ver, torna-se muito difícil a boa interpretação bíblica (essencial no "movimento") sem esta constatação do ensino que é para Israel e o que é para a igreja, mesmo sabendo, como bem mencionou, que não é essencial para a fé em Cristo. Portanto, não deve ser interpretado como "confissão de fé". Obrigado!

      Excluir
  11. Boa tarde irmão,
    Saudações em Cristo de Portugal.
    Gostaria apenas de fazer um reparo no artigo. Quando se refere ao "Movimento dos Irmãos" em Portugal, diz que aqui, como em outros países, são conhecidos como "assembleia de Deus". Contudo, Assembleia de Deus é diferente, assim como o é aí no Brasil: uma denominação de cariz pentecostal e com principios diferentes do "Movimento dos Irmãos". Em Portugal este movimento é conhecido apenas como "Irmãos" e, por vezes, apenas por Igreja Evangélica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado!
      Já estive na Argentina e em Portugal e, pelo que percebi, em ambas a expressão que usam é Assembléia dos Irmãos e não Assembleia de Deus.

      Excluir
    2. Bom dia irmãos! Obrigado pela observação. Vou analisar e retorno!

      Excluir
  12. Muito bom Sinésio. É sempre bom saber de conde viemos para poder entender a nossa linda história.
    Pena que alguns líderes estão levando as igrejas locais a voltarem para as posições que os irmãos do início saíram. Em alguns locais há uma busca por títulos e o clericalismo é evidente. Em outros é namoro com o pentecostalismos e neopentecostalismo. Em alagunas localidades é possível ver tudo isso junto.
    De uma forma ainda muito embrionária, mas nem por isso não perigosa, está adentrando o liberalismo teológico colocando em dúvida a inspiração da Palavra de Deus etc. Até a Teologia crítica já tem sido adotada.

    ResponderExcluir
  13. Creio que seria bom revisar a fonte que diz que na Argentina e Portugal os irmãos usariam Assembléia de Deus.
    Já estive na Argentina e em Portugal e, pelo que percebi, em ambas a expressão que usam é Assembléia dos Irmãos e não Assembleia de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde meu irmão!
    Só pra retificar: a Casa de Oração da Severiano das Chagas não existe mais e o endereço citado como travessão franciscano é: Estrada Boa Esperança, 108 SC - RJ
    Excelente divulgação!

    ResponderExcluir
  15. Sinésio, saberia me dizer se existe alguma fonte que demonstra a exata data da primeira reunião dos Irmãos no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela postagem irmão. Não se sabe a data exata, mas considerando alguns registros de desligamento da Igreja Evangélica Fluminense, a data provável é 07 de julho de 1878, num domingo. Obrigado

      Excluir
  16. Irmão, excelente texto sobre a igreja de Deus na terra! Somos membros da IES- igreja evangélica de Sousas, fundada por seu Domingos e dona Margery. Estamos de mudança para Dublin. Vocês saberiam nos dizer de algum local la para nos reunirmos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, obrigado pela postagem. Através do site "Plymouth Brethren" tem uma relação de assembleias no Reino Unido, incluindo Dublin, toda via o link do endereço me parece que não está funcionando. Mas é possível colher uma informação mais precisa pelo e-mail: info@plymouthbrethrenchristianchurch.org
      Que o Senhor vos abençoe nesta nova etapa! Obrigado!

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá irmão, poderia me conceder alguns titulos de livros que relatam a história do movimento dos Irmãos.
    Obrigado e fique na paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, obrigado pela postagem.
      Dentre os que você ainda pode achar para a venda (acredito) são: Os "irmãos" Por Silas G. Filgueiras; A História do Evangelho no Brasil por Edgard de Almeida (Edições Cristãs); "Os irmãos" por Andrew Miller (Depósito de L. Cristã).
      Dos que não se acham mais: Álbum de Reminiscências de Stuart E. McNair; Lembranças do Passado por João Gomes da Rocha e outros títulos.

      Excluir
  19. Amado irmão, conhece alguém que está nessa linha na cidade de Barretos/SP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado pela postagem! Segue conforme solicitado: Rua Sebastião, 814 - Barretos/SP. No Cadastro não consta o nome do Bairro.
      Espero ter ajudado. Obrigado!

      Excluir
  20. Olá Sinésio, vocês tem ligação com a igreja de São Lourenço - MG?
    http://www.irmaosemsaolourenco.com.br/

    E com o canal do Youtube SoPalavra?
    https://www.youtube.com/user/Sopalavra

    ResponderExcluir
  21. Irmão Sinésio, você poderia passar a relação de igreja dos irmãos em São Paulo, Capital? Tenho muito interesse em frequentar uma. meu nome é Gamaliel Inácio e o meu e-mail é: gamaliel44@yahoo.com.br. Obrigado pela sua atenção. Abraço fraternal.

    ResponderExcluir