Total de visualizações de página

CHARLOTTE EMILY WAINEWRIGHT MCNAIR (CARLOTA)




Charlotte Emily Wainewright McNair (D. Carlota), Nasceu no dia 29 de julho de 1878, em Surrey, condado situado no sudeste da Inglaterra. Filha de Lindsay William McNair e de Harriet Agnes Turrell. Os pais se casaram na igreja anglicana de St. Nicholas, Brighton em 23 de junho de 1864.
Estudou enfermagem, e no período da Primeira Guerra Mundial, trabalhou cuidando de soldados feridos no Farncombe House, um hospital que foi inaugurado em outubro de 1917, em Broadway. Desejosa de ajudar no trabalho missionário, decidiu vir para o Brasil logo assim que terminou a Guerra, desembarcando no porto do Rio de Janeiro no dia 12 de dezembro de 1919 a bordo no navio Avon, em companhia do casal McCabe e do Sr. Harold St John. Aqui, sempre acompanhou seu irmão, Stuart Edmund McNair, em todas as várias localidades em que residiu depois de seu retorno permanente de Portugal.
Quando residiram em Carangola-MG, D.Carlota, assim chamada pelos brasileiros, contribuiu na assistência das Escolas Bíblicas promovidas ali a partir de 1920.




Mais tarde o Sr. McNair vendeu sua casa em Carangola para o irmão Albert Henry Storrie e D. Carlota mudou-se, juntamente com seu irmão para Portões-MG.


Uma característica importante do trabalho ali em Portões foram as consultas médicas dadas por D. Carlota. Muitas vezes mais de 40 atendimentos no mesmo dia. Suas consultas sempre foram gratuitas.
Residiram ainda em Divisa-ES, Barreiro-RJ, Divisório-MG e Teresópolis-RJ.



Além do serviço médico, dedicou o seu tempo em dar instruções às mulheres, ensino bíblico e orientação sobre cuidados com a saúde, cuidados e educação dos filhos, etc...
Já em Teresópolis-RJ, montou um pequeno sanatório, onde pode prestar assistência aos enfermos. Também Lá, dedicou-se na publicação de artigos para educação dos filhos no Boletim Evangélico que depois foram reunidos no livro “Leni e seus Filhos” (atualmente publicado pela CPAD). Veio a lume também: “Como ensinar obediência às crianças” e “Para a nossa consolação”. Todos estes publicados pela Casa Editora Evangélica.
 

 Livro "Leni e seus Filhos" publicado pela Casa Editora de Teresópolis-RJ


 Após o falecimento  do Sr. McNair em 1959, D. Carlota retornou à Inglaterra permanecendo lá até o Senhor a chamar para Si em 27 de Março de 1965. D. Carlota nunca se casou. 

Jazigo no Marlborough Road Cemetery, em Devon, Inglaterra




 x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x


 Missionários ingleses reunidos para um chá na casa de McNair em Teresópolis-RJ - 1957

Da Esquerda para a direita: Harold H. Cook, Sr. McNair, Leslie Evans, Edward P. Ellis, Miss Lavilla, James Cook, Miss Cook e D. Carlota.


Alguns dados foram extraídos do Álbum de Reminiscências de Stuart E. McNair.

5 comentários:

  1. Parabéns, Sinésio. Excelente texto e maravilhosas fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi ,bom dia ,eu vi que voce leu o livro "Leni e seus filhos",gostaria muito de encontrar mas não encontro,se você quisesse vender ou me indicar aonde posso adquirir ele por favor entre em contato comigo gstorres199228@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro não é mais publicado e os direitos dele pertencem a CPAD

      Excluir
    2. Eu vi esse site com a nova capa do livro. Não sei se lá pode ser encontrado https://www.google.com/search?q=Leni+e+seus+filhos&rlz=1C1CHBD_pt-PTBR924BR924&sxsrf=ALiCzsaukdvfZoJCcBpalHb1xcFy9uYbwQ:1657281718328&tbm=isch&source=iu&ictx=1&vet=1&fir=3UGG-OMTmiojgM%252C4tzPHE8wrG3PnM%252C_%253BaEtmvpuxuXQtMM%252C4tzPHE8wrG3PnM%252C_%253BR-O_atXDxwXrTM%252Cd6OcJvKulEaMbM%252C_%253BrQd7DLFYaC0OfM%252C0vDCWUcR04GFOM%252C_&usg=AI4_-kTGqqfXkP7lb-n0iqhaFc3twY2C3Q&sa=X&ved=2ahUKEwjVkPTAn-n4AhUjC9QKHc9XAHkQ_B16BAgcEAE&biw=1280&bih=881&dpr=1#imgrc=aEtmvpuxuXQtMM

      Excluir